rede Minas muda destacando cultura e educação (Tatiana Coutinho é quem dá as dicas)

                                                                           


Arte, educação, informação e entretenimento. A Rede Minas é conhecida pela programação de qualidade oferecida na TV aberta. A emissora conta com quase 20 programas, séries e jornais próprios, o que a coloca no topo do ranking das produções das emissoras mineiras. Para somar a esse conteúdo, a Rede Minas firmou novas parcerias para reunir, em um só canal, o melhor da cultura. O lançamento acontece, nesta sexta (09/10), com novas temporadas, produções independentes e de emissoras parceiras. “É uma diversidade grande contemplando o melhor dos parceiros”, afirma o presidente da Rede Minas, Sérgio Rodrigo Reis. Todo esse conteúdo chega para os mineiros, pela TV, e para o mundo, através da internet, com a exibição no site da emissora: redeminas.tv.


As estreias começam com músicas de todo o país em “Sotaques do Brasil” e produções audiovisuais no “Espaço Universitário”, na sexta (09). Para abrir o fim de semana, estreiam o infantil “Casakadabra”, a nova temporada do game show “Tá certo?”, com bonecos que dividem a cena com celebridades, e a exibição do Jornal da Cultura, às 21h15, com as notícias do Brasil e do mundo. No domingo, o meio ambiente marca presença em “Agrocultura” e “Planeta Turismo”. 

A exploração dos espaços urbanos abandonados de “Mundo Urbex” chega, em nova temporada, internacional. As novidades continuam na próxima semana, com as novas temporadas do programa literário da emissora mineira, o Conversações, e do projeto “Sempre um Papo”. As madrugadas também são preenchidas com uma variedade de programas da TV Brasil, que passam a ser exibidos na Rede Minas. Muitas atrações, que já têm espaço na grade da emissora, entram em novos horários para atender a demanda do telespectador.


A Rede Minas conta, hoje, com 19 atrações próprias. Esse conteúdo ganhou destaque em rede nacional, com a transmissão dos programas mineiros pelas emissoras parceiras. A TV Cultura exibe o Cinematógrafo, que trata sobre a sétima arte. Muitas das produções da emissora mineira que abordam o universo da música e da dança chegam ao telespectador, em todo o país, pela TV Brasil, que transmite o Hypershow, Alto-Falante e Retratos da Dança. Já o Canal Saúde / Fiocruz presenteia o público com o Mulhere-se, programa que dá voz à sociedade feminina em diferentes abordagens; o infantil Dango Balango; o Harmonia, com o melhor da música clássica; a cena literária com o Conversações; e o Cinematógrafo.


CONFIRA OS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO


"ESPECIAL REDE MINAS 35 ANOS" (produção Rede Minas) – domingo, às 23h30

Em comemoração aos 35 anos da emissora, a Rede Minas foi homenageada no CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto. Durante a programação do evento, o público conferiu a live "Especial Rede Minas 35 anos". Neste domingo (11), às 23h30, o especial chega à tela da TV. Quem comanda o bate-papo é o jornalista e presidente da emissora, Sérgio Rodrigo Reis, e o apresentador do Alto-Falante, Terence Machado. No programa, eles falam de memórias e histórias da Rede Minas, das ações atuais e perspectivas para o futuro. A atração conta com a participação de apresentadores e ex-colaboradores que fizeram parte da trajetória da TV, como Fernando Rocha, Fernanda Ribeiro, Kiko Ferreira, Roberta Zampetti, entre outros.


“SOTAQUES DO BRASIL” (produção: Pôr do Som) – sexta, às 23h15 (estreia 09/10)

A atração traz o Brasil norteado por suas vozes, ritmos, sotaques e estilos musicais. Em sete episódios, é um artista quem comanda a entrevista com outro da cena musical. Cada um de um lugar diferente do Brasil que tem, em comum, o universo da música. Nesta sexta (09), quem abre a série é o cantor, compositor e dançarino maranhense Tião Carvalho, autor de "Nós", imortalizado na voz de Cássia Eller. Ele foi para Sorocaba (SP) conversar com o alagoano Sapopemba, que traz a tradição afro-brasileira para o repertório. No dia 16/10, quem assume a tela é o trio mineiro “A quatro vozes” com o paulista Lula Barbosa.


“ESPAÇO UNIVERSITÁRIO” (produção: faculdades e universidades) – segunda a sexta, às 13h15 (estreia 09/10)

Com o objetivo de abrir sua grade de programação para a produção audiovisual desenvolvida por núcleos de comunicação, artes e cinema das faculdades e universidades, a Rede Minas exibe produções que abordam turismo, arte, cultura, ciência, tecnologia, educação, meio ambiente, gastronomia e esporte. A ação, realizada através de edital, estreia nesta sexta (09), às 13h15.

                                                                         


“CASAKADABRA” (produção: Libertà Filmes) – sábado, às 12h30 (estreia 10/10)

A série infantil traz, de forma lúdica, questões cotidianas, situações e sentimentos que são vivenciados pelas crianças. Os episódios apresentam músicas e diversos efeitos especiais. Cada episódio leva os protagonistas mirins ao mundo da imaginação guiados pelo o guardião de CasaKadabra, Hermes, um ser mágico e misterioso, que se torna um grande amigo e irá ajudá-los a resolver problemas comuns do dia a dia. Dentro da casa, criaturas encantadas com poderes mágicos tecem a trama e trazem a solução para o problema no final de cada episódio. A série é dirigida por Léo Liberti, consagrado com premiações em Cannes e Grammys Latinos.


“TÁ CERTO?” – nova temporada com celebridades (produção: TV Cultura) – sábado, às 13h30 (estreia 10/10)

A disputa entre divertidos bonecos no programa comandado por Warley Santana já preenche a grade da Rede Minas de segunda a sexta, às 19h. A novidade chega com novos concorrentes. Aos sábados, a emissora pública mineira exibe o game show bem-humorado entre os bonecos e personalidades. A cada episódio, três competidores são desafiados a responder questões de temas como tecnologia, futuro, gente e natureza.


“AGROCULTURA” (produção: TV Cultura) – domingo, às 10h (estreia 11/10)

A atração tem como proposta viajar pelo Brasil para mostrar o universo do homem do campo por meio de suas tradições locais e trabalho nas áreas relacionadas à agricultura, à pecuária e ao agronegócio.


“PLANETA TURISMO” (produção: TV Cultura) – domingo, às 10h30 (estreia 11/10)

Há 25 anos no ar, o programa Planeta Turismo apresenta destinos no Brasil e no mundo mostrando o que há de melhor na cultura, pesca esportiva, artesanato, culinária e natureza.


“MUNDO URBEX” – nova temporada internacional – domingo, às 16h (estreia 11/10)

Apresentado pela jornalista Jaque Silva, o Mundo Urbex é um projeto digital que nasceu nos Estados Unidos para registrar espaços abandonados. No Brasil, o movimento conquistou adeptos que querem manter a história de locais que hoje estão esquecidos nas cidades. A produção é feita por diversos profissionais de cinema, jornalismo e pesquisa histórica. Na nova temporada, os episódios mostram espaços urbanos que estão abandonados no mundo com o objetivo de resgatar a memória desses lugares. Neste domingo, o programa mostra os abrigos utilizados por soldados durante a guerra e que estão perdidos pela Europa. A atração ainda traz um grupo que encontrou um antigo tanque na Rússia.


“CONVERSAÇÕES” - nova temporada “Especial Autoras” (produção: Rede Minas) – quinta, às 20h45 (estreia 15/10)

O programa Conversações aborda a literatura e mostra como ela está presente no cotidiano, dando destaque para escritores e leitores. A atração estreia nova temporada “Especial Autoras”. O programa vai destacar o trabalho de mulheres mineiras. Devido à pandemia, chega em novo formato: direto da casa delas para a casa do telespectador. Em 13 episódios, o apresentador Cláudio Henrique conversa com escritoras que falam sobre a vida, obra e rotina durante o isolamento provocado pela pandemia. Para abrir a temporada, o programa traz a ilustradora e escritora Bruna Lubambo.


“SEMPRE UM PAPO” (produção: Associação Cultural Sempre um Papo) – sábado, às 18h30 (estreia nova temporada 17/10)

O projeto “Sempre um papo”, criado em 1986 pelo jornalista Afonso Borges para fomentar a leitura, aparece em novo formato: #SempreUmPapoEmCasa. No dia 17/10, a filósofa e escritora Djamila Ribeiro e o médico e escritor Drauzio Varella são os convidados e falam sobre o tema “A vida como ela é/será”.


Comentários