Memória Musical estreia hoje na ABI com Monarco e Sérgio Cabral

                                                                     

MONARCO E SÉRGIO CABRAL PARTICIPAM DE PROGRAMA MUSICAL


                                                      


O Programa Memória Musical reúne, em sua estreia, dois portelenses: o compositor e cantor Monarco e o jornalista e escritor Sérgio Cabral em um encontro virtual gravado no dia 15/09/2020, aos seis meses do isolamento social nessa pandemia do Covid 19. E os dois comemoram ainda os 50 anos de sua escola.

Idealizado pelo produtor cultural e jornalista Paulo Cesar Figueiredo, o Memória Musical tem  principal objetivo de estimular a nossa memória cultural, através de um bate papo descontraído, e, naturalmente, carregado de referências jornalísticas entre épocas. É uma resenha cultural sobre samba, futebol e seus eternos personagens, que permanecem vivos nas lembranças dos que escrevem inspiradas histórias cariocas e brasileiras.


Monarco , cujo nome é Hildmar Diniz, carioca, cantor, compositor, baluarte e presidente de honra da Portela, integrante da Velha Guarda e discípulo de Paulo da Portela, além de autor de sambas consagrados como Tudo Menos Amor com Walter Rosa, Quitandeiro com Paulo da Portela, Passado de Gloria (Monarco), Coração em Desalinho com Alcino Correia (Ratinho).


Sérgio Cabral – Sérgio de Oliveira Cabral Santos, carioca, jornalista, escritor, compositor e pesquisador. Um dos fundadores do Jornal O Pasquim, trabalhou em vários jornais, entre eles, Folha de São Paulo, Última Hora, O Globo e Jornal do Brasil. Escreveu vários livros, entre eles No Tempo de Almirante (1991), No Tempo de Ari Barroso (1993), Elisete Cardoso, Vida e Obra (1994), As Escolas de Samba do Rio de Janeiro (1996), A Música Popular Brasileira na Era do Rádio (1996), Pixinguinha Vida e Obra (1997), Antonio Carlos Jobim – Uma biografia (1997), Livro do Centenário do Clube de Regatas Vasco da Gama (1998), Mangueira – Nação Verde e Rosa (1998), Nara Leão – Uma biografia (1991), Grande Otelo – Uma biografia (2007), Ataulfo Alves (2009)


Participam desse programa:


João Baptista M. Vargens, professor titular da Faculdade de Letras da UFRJ e escritor, autor da biografia do Monarco, Monarco, a Soberania do Samba (2011), e ainda A Velha Guarda da Portela (2001) e com Carlos Monte e Candeia, Luz da inspiração (1987) Paulo Cesar Figueiredo é produtor cultural, jornalista e produtor de shows e de CDs premiados, entre eles Dona Ivone Lara – Nasci pra Sonhar e Cantar (2001 – Lusafrica) que recebeu o Prêmio Caras de Melhor CD de Samba (2002).

http://www.abi.org.br/memoria-musical-estreia-hoje-com-monarco-e-sergio-cabral/

 

Comentários