Antiterrorista René González autorizado a visitar irmão doente em Cuba


                                     

A juíza Joan Lenard, da Corte para o Distrito Sul da Flórida, aprovou a moção para viagem a Cuba apresentada pelo advogado de René González, um dos cinco antiterroristas cubanos presos nos Estados Unidos.

  Lenard, a cargo do processo de Antonio Guerrero, Fernando González, Gerardo Hernández, Ramón Labañino e René González, autorizou este último a realizar uma visita de duas semanas à ilha para ver seu irmão Roberto, que está gravemente doente.

Os Cinco, como são conhecidos internacionalmente, foram presos em 1998 por monitorar as ações contra Cuba de grupos violentos com base na Flórida, e condenados a penas que vão de dupla cadeia perpétua até 15 anos de privação de liberdade.

Em outubro passado, René cumpriu sua sentença e foi posto em liberdade, ainda que deve permanecer durante três anos em território estadunidense sob regime de liberdade supervisionada, imposto pela mesma juíza.

A magistrada ordenou, para a realização da viagem, o cumprimento de um grupo de condições, segundo as quais René deve obter todas as permissões necessárias para viajar a Cuba, entregar o itinerário detalhado de estada e sua localização na ilha.

O antiterrorista também tem que entregar informação de contato no país caribenho, assim como se reportar telefonicamente com um oficial.

A ordem especifica além disso que todas as condições de liberdade supervisionada permanecem inalteradas, e que René deve voltar aos Estados Unidos assim que se cumpram duas semanas da data de saída. (Com a Prensa Latina)

Comentários