FARC libertarão mais reféns neste final de semana




A ex-senadora colombiana e mediadora com as FARC (Forças Armada Revolucionárias da Colômbia), Piedad Córdoba, anunciou nesta quarta-feira (21/03) que em 26 de março começa o processo de libertação dos últimos dez policiais e militares em poder da guerrilha.
"Com muita alegria e satisfação queremos informar que na próxima segunda-feira as FARC entregarão as dez pessoas uniformizadas, policiais e soldados, que estão em seu poder. Ou seja, a data definitiva é o dia 26", disse Córdoba em entrevista coletiva.
Ela acrescentou que o grupo CCP (Colombianos e Colombianas pela Paz), o coletivo que ela lidera, "continuará realizando quantas ações forem possíveis para aliviar o sofrimento da população", ao indicar que seu grupo tem a esperança de que o "desenvolvimento da ação humanitária chegue a um termo feliz".
Córdoba fez o anúncio ao lado dos também mediadores com as FARC, a ativista Marleny Orjuela e o jornalista Carlos Lozano, ambos integrantes do movimento CCP.
Os três agradeceram o trabalho dos governos da Colômbia e do Brasil. Este último vai emprestar os helicópteros para buscar os sequestrados na floresta, assim como ao CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha), o organismo coordenador da missão.
A ex-senadora afirmou também que as libertações serão realizadas em dois dias, mas não antecipou mais detalhes.
Os membros do CCP se reuniram nesta segunda-feira na capital colombiana e analisaram os protocolos de segurança e os compromissos adquiridos pelas partes.
Em fevereiro, as FARC pediram à presidente da Asfamipaz (Associação Colombiana de Parentes e Membros da Polícia Retidos e Libertados por Grupos Guerrilheiros), Marleny Orjuela, que administrasse a logística para a entrega dos dez reféns, capturados entre 1998 e 1999.
Os sequestrados que a guerrilha se comprometeu a libertar são os militares Luis Alfonso Beltrán Franco, Luis Arturo Arcia, Robinson Salcedo Guarín e Luis Alfredo Moreno Chagüeza, e os policiais Carlos José Duarte, César Augusto Lasso Monsalve, Jorge Trujillo Solarte, Jorge Humberto Romero, José Libardo Forero e Wilson Rojas Medina. 

Comentários