A cinematografia cubana em debate em Toulouse


         

O passado e presente da cinematografia cubana serão debatidos hoje no marco do XXIV Festival de Cinema Latino-americano de Toulouse, com a presença de dois jovens realizadores da maior das Antilhas.

  Ariagna Fajardo, que desde 2007 faz parte da equipe de criação da Televisão Serrana, apresentará suas documentários "Aonde vamos" e "Papalotes", nos quais narra aspectos da vida da população rural no oriente de Cuba.

A Televisão Serrana é um projeto comunitário nascido em 1993, com o objetivo de refletir e defender os valores culturais, sociais e históricos dos habitantes da Sierra Maestra, o maciço montanhoso mais alto do país caribenho.

No evento também participará Heidi Hassan, egressa da Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños, em Cuba, com sua obra "Terra Vermelha" sobre a vida de uma mulher latino-americana emigrada a Europa.

O papel das artes e o cinema na vida da população, bem como a influência que a cinematografia cubana exerce sobre América Latina e Caribe, serão objeto de análise no encontro desta terça-feira.

A fase competitiva de cita-a de Toulouse oferece a projeção dos longas metragens argentinos de ficção "A destruição da ordem vigente", de Afasto Franzetti, e "O estudante", dirigido por Santiago Mitre.

Do Chile apresenta-se o filme "Sentados junto ao fogo", realizada por Alejandro Fernández, e de México "Os últimos cristeros", de Matías Meyer.

Na categoria de documentários participa "Testemunha", de Marcelo Grabowsky, um cru olhar aos julgamentos pela repressão durante a ditadura militar no Brasil.

Fora de concorrência exibe-se o documentário "Coração do céu, coração da terra", de Frauke Sandig e Eric Blac, a respeito da cosmovisão maia e sua estreita vinculação com as forças da natureza.

ocs/car/ami/bj

Comentários