Surge Associação de Amigos do Centro de Formação e Pesquisa Olga Benário Prestes


Keka W, da Assessoria de Imprensa do Centro Burnier Fé e Justiça


Está em gestação a Associação dos Amigos do Centro de Formação e Pesquisa Olga Benário Prestes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Mato Grosso. O Centro é espaço de referência em formação técnica e política para jovens e adultos camponeses e também movimentos sociais do campo e da cidade. Fica no Assentamento Dorcelina Folador, a menos de 10 quilômetros de Cuiabá, na saída para Jangada. Desde 2008, o espaço vem sendo utilizado, mas a obra ainda não está conclusa. Além disso, precisa de apoio para que de fato seja ativo, dinâmico e atenda às necessidades de um centro dessa natureza.



Já houve uma reunião dia 3 de março deste ano e outra está marcada para 14 de abril, às 9 horas, no auditório do Sintep.



Conforme Lucinéia Freitas, da coordenação do MST em MT, o Centro Olga Benário Prestes é ligado à Escola Nacional Florestan Fernandes do MST que fica em São Paulo. “Seguimos toda a linha política e pedagógica de lá”.



Na reunião do dia 3 de março esteve presente Carlos Duarte, da Associação dos Amigos da Escola Nacional Florestan Fernandes. Ele deu várias orientações sobre como criar e fazer funcionar uma associação desse tipo. Segundo Duarte, em 2009, um grupo de intelectuais, professore, militantes e outros colaboradores resolveram se juntar com os seguintes objetivos: divulgar as atividades da escola nacional, apoiar e incentivar projetos de educação e escolarização de crianças, jovens e adultos, incentivar o pensamento crítico, estimular intercâmbios de formação ente o Brasil e os países da América Latina e de outros continentes.


A escola nacional é linda, tem 120 mil metros quadrados, com instalações em alvenaria e tijolos fabricados pelos próprios trabalhadores.


Quem chega lá, vê a força dos trabalhadores já na entrada, devido a esse tipo de construção.


 
Mais informações aqui.



No Olga, está havendo aulas do curso de Ensino Médio em parceria com a Escola Estadual Ubaldo, de Várzea Grande, e em breve haverá aulas também do curso de especialização que está sendo articulado com a Universidade Federal de Mato Grosso. No espaço, há ainda uma horta de produtos orgânicos e está sendo elaborado um projeto de criação de galinhas caipiras.



Ainda falta construir no local, conforme Lucinéia Freitas, a Lu, o auditório e a cerca. Entre outros detalhes.



Para cuidar do espaço, moram lá cinco famílias do MST.



 
 


Comentários