Furacão "Isaac" faz disparar o preço de petróleo



                                                    

Devido às incidências causadas pelo furacão "Isaac" sobre o Golfo do México, o preço de petróleo disparou ontem (28).O furacão levou ao encerramento temporário da plataforma de exploração petrolífera e da refinaria localizadas na beira litoral da região.

Se por um lado, a redução da produção de óleo bruto ajuda a manter o preço do petróleo; por outro lado, a suspensão da produção na refinaria leva à redução da procura de óleo bruto. Quando pedido e produção são reduzidos ao mesmo tempo, o preço petrolífero registra um aumento.

O porta-voz da Casa Branca afirmou que o governo norte-americano considera a possibilidade de recorrer às reservas estratégicas de petróleo.

Os ministros financeiros do G7 publicaram uma declaração, dizendo que a subida do preço petrolífero causou riscos visíveis sobre a economia mundial. Os países produtores de petróleo devem aumentar a produção para satisfazer as exigências de mercado.

Segundo a declaração do G7, o Grupo vai estar atento à situação no mercado mundial de óleo bruto e preparar um pedido à Agência de Energia Internacional para a adoção de medidas adequadas com vista a satisfazer plenamente e a tempo as exigências do mercado. O documento apela ainda ao bom funcionamento e transparência no mercado energético. (Com a Rádio China Internacional)

Comentários