Bacuri, Denise, Encarnación, Eduarda: a luta de uma família que resistiu à ditadura

                                                                         

Memorial da Resistência de São Paulo (Largo Gal. Osório, 66, Luz -
São Paulo/SP)
14h às 17h30


Este Sábado Resistente promoverá um debate sobre o documentário “Repare bem”, dirigido por Maria de Medeiros, e o livrorreportagem “Eduardo Leite BACURI”, de Vanessa Gonçalves.

A luta por memória caminha junto às reivindicações por verdade, muitas vezes resultado de múltiplas narrativas. Cruza cinema e livrorreportagem. É o caso da história dos combatentes Eduardo Leite, o Bacuri, e de sua companheira, Denise Crispim, contada por meio da apuração rigorosa de uma repórter e de uma renomada atriz-diretora.

A jornalista Vanessa Gonçalves dedicou mais de dois anos para reconstruir a trajetória do Bacuri. A premiada cineasta portuguesa Maria de Medeiros escolheu contar a história de Denise, de sua mãe, Encarnación, e da filha do casal, Eduarda, cujos exílios das ditaduras brasileira e chilena, nos anos 1970, retratam os anos de chumbo na América do Sul.

Depois de 40 anos vividos entre a Itália e a Holanda, Denise e Eduarda receberam Anistia e Reparação do Estado brasileiro. O valioso testemunho que apresentam em “Repare bem” permite entender o impacto que a ditadura teve na história do Brasil. E na vida dos brasileiros. Já a reparação a Bacuri significa contar sua verdadeira história.

A participação nesta atividade é livre e gratuita, estando sujeita à lotação do Auditório Vitae (160 lugares). Somente serão emitidas declarações de participação aos visitantes que assinarem a lista de presença no dia do evento, e enviarem posteriormente uma mensagem para o e-mail faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br com a solicitação.


PROGRAMAÇÃO
14h - Boas Vindas: Katia Felipini (Memorial da Resistência de São Paulo)
Coordenação: Ana Paula Brito (Núcleo de Preservação da Memória Política)
14h15 - Exibição do documentário Repare bem (2013, 95 min, direção: Maria de Medeiros). Assista à entrevista com a diretora no link https://www.youtube.com/watch?v=qJQUdqJnzI4
16h15 – Mesa-redonda:
Vanessa Gonçalves (jornalista, autora do livrorreportagem “Eduardo Leite BACURI”, 2012, Plena Editorial)
Roberto de Assis Tavares (historiador).
16h45 - Debate
17h30 - Encerramento

Os Sábados Resistentes, promovidos pelo Memorial da Resistência de São Paulo, Instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e pelo Núcleo de Preservação da Memória Política, são um espaço de discussão entre militantes das causas libertárias de ontem e de hoje, pesquisadores, estudantes e todos os interessados no debate sobre as lutas contra a repressão, em especial à resistência ao regime civil-militar implantado com o golpe de Estado de 1964. Os Sábados Resistentes têm como objetivo maior o aprofundamento dos conceitos de Liberdade, Igualdade e Democracia, fundamentais ao Ser Humano.

Comentários