Heróis e presos. 5 vezes Cuba, a história não contada.


                                                             

1976, uma bomba é colocada na embaixada de Cuba em Portugal. Morrem duas pessoas.
06 e outubro do mesmo ano. Duas bombas explodem em um avião civil da companhia cubana de aviación. 73 pessoas morreram, entre elas, toda a equipe cubana juvenil de esgrima que havia acabado de ganhar os jogos pan-americanos.

Entra as décadas de 1970, 1980 e 1990, Cuba, que já sofria com o isolamento provocado pelo embargo econômico imposto pelos Estados Unidos, e tinha na agricultura e depois no turismo, opções de desenvolvimento, sofreu uma série de atentados terroristas.

Os campos agrícolas eram pulverizados com pragas. Bombas explodiram em hotéis e restaurantes. 
Todos esses atentados foram atribuídos, e alguns assumidos, por grupos anticastristas de Miami, formados por cubanos que chegaram aos estados unidos logo depois da revolução cubana em 1959. 

Pessoas de classe média e alta, que antes viviam privilégios em cuba, sob o comando do ditador Fulgêncio Batista e, em território norte-americano, seguiam na luta para tirar Fidel Castro do poder. 

Para combater as ações desses grupos em Cuba, no início da década de 1990, foi montada a rede vespa. Uma rede de informantes cubanos, que se infiltrariam em Miami para tentar impedir que o terror continuasse.

Cinco deles foram descobertos e presos nos Estados Unidos em 1998.

É a história deles, que vai ser contada, no Melhor e Mais Justo.​

Melhor e Mais Justo exibido em 11/09/2014
Tema: Heróis e presos. 5 vezes Cuba, a história não contada.

Comentários