Comissão Nacional da Verdade colhe depoimentos em Belo Horizonte na próxima terça-feira

                                                                                                                                           
Reunião da CNV em Belo Horizonte o ano passado Foto: JCA
A Comissão Nacional da Verdade (CNV) realiza na próxima terça-feira (30), em Belo Horizonte, a partir das 10h30, uma nova diligência de reconhecimento em unidade das Forças Armadas utilizada para tortura durante a ditadura. Acompanhada de peritos, integrantes da Comissão da Verdade de Minas Gerais (Covemg) e de três ex-presos políticos, a CNV percorrerá as instalações do 12º Regimento de Infantaria do Exército (12º RI).

A meta da CNV é mapear todas as sete instalações militares descritas no relatório preliminar de pesquisa da CNV de 18 de fevereiro de 2014 (leia aqui: http://www.cnv.gov.br/images/pdf/relatorio_versao_final18-02.pdf ).

Em novembro de 2013, a CNV esteve no DOI-Codi de SP; em janeiro deste ano, na 1ª Companhia de Polícia do Exército da Vila Militar do Rio; em maio deste ano, na Base Aérea do Galeão; e na última terça-feira (23), a Comissão esteve com ex-presos políticos no 1º Batalhão de Polícia do Exército, local onde funcionou o Doi-Codi do Rio.

No dia 14 de outubro, a CNV visitará o local em que funcionou o Doi-Codi do IV Exército, no Recife. E, antes do fim do ano, fecha o roteiro com visita à Base Naval da Ilha das Flores, onde funcionou presídio mantido pela Marinha.

Participarão das atividades em Belo Horizonte os membros da CNV Pedro Dallari (coordenador), José Carlos Dias, Maria Rita Kehl e Paulo Sérgio Pinheiro.

DEPOIMENTOS – À tarde, a CNV convidou um tenente-coronel reformado para depor e, em seguida, são esperados os depoimentos de nove agentes da repressão convocados pela Comissão. A lista dos agentes convocados foi definida em conjunto com a Covemg.

A série de depoimentos está prevista para começar às 14h na sede da Subsecção da OAB em Minas Gerais, no bairro do Cruzeiro.

Entre os convocados, estão previstos os depoimentos de oito ex-agentes públicos. Cinco deles atuaram na Polícia Civil de Minas Gerais, sendo três deles no DOPS. Dois atuaram na Polícia Militar de MG e um, militar do Exército, atuou no 12º RI.

SERVIÇO
Diligência de reconhecimento
Local: 12º Regimento de Infantaria do Exército em Minas Gerais
Endereço: Rua Tenente Brito Melo, s/n., Barro Preto, Belo Horizonte
Horário: 10h30

Depoimentos
Local: OAB-MG
Endereço: Rua Albita, 260, Cruzeiro, Belo Horizonte
Horário: das 14h às 18h

Comentários