Comissão da Verdade participa de homenagem ao capitão Carlos Lamarca

                                                                               

A Comissão Nacional da Verdade (CNV)  vai amanhã ao povoado de Pintada, interior da Bahia, para participar da Procissão dos Mártires, que se realiza todos os anos em homenagem a José Campos Barreto , o Zequinha, e a Carlos Lamarca (foto), assassinados em 1971 pela ditadura cívico-militar.

Zequinha foi uma liderança operária durante a Ditadura Militar, tendo sido preso e torturado no Deops de São Paulo por estar à frente da greve da Cobrasma, em Osasco, no ano de 1968. Após a edição do AI-5, quando Zequinha entrou para a clandestinidade, ele aproximou-se de Carlos Lamarca, capitão do Exército que se recusou a servir à Ditadura e, ao aderir à luta armada, tornou-se um dos líderes oposicionistas mais procurados.

A família Barreto abrigou os foragidos Zequinha e Lamarca durante dois meses, entre junho e agosto de 1971. Em 28 de agosto daquele mesmo ano, centenas de militares e policiais à paisana cercaram a pequena casa no povoado de Buriti Cristalino (Bahia), fazendo todos reféns. A ação fez parte da chamada Operação Pajussara, liderada pelo então major Nilton Cerqueira e pelo delegado Sérgio Paranhos Fleury, que tinha como objetivo capturar e assassinar Carlos Lamarca.

Zequinha e Lamarca estavam em um acampamento, a cerca de 1,5 km da casa da família Barreto. Na ação dos agentes da repressão, Otoniel Barreto e Luiz Antônio Santa Bárbara foram executados e seus corpos foram expostos à população e sepultados no povoado. Horas depois, foram desenterrados e levados em um helicóptero para Salvador.

MEMÓRIA – Em Pintada, foi construído em 2010 um memorial no local onde os militantes foram assassinados. Desde o ano 2000, por iniciativa do bispo Dom Luiz Cappio, ocorre no dia 17 de setembro uma homenagem, a Celebração dos Mártires. Desde 2009, esta data é feriado em Brotas de Macaúbas. Neste ano a CNV irá participar da cerimônia.

SERVIÇO
O quê: CNV participa da Celebração dos Mártires

Quando: 17 de setembro

Onde: Pintada, município de Ipupiara (BA)

Horário: A partir das 16h, o bispo Dom Luiz Flávio Cappio realizará uma missa no povoado de Pintada, onde foram mortos Zequinha e Lamarca, marcando 43 anos do assassinato. Após a missa, os participantes caminharão até o local do assassinato, onde foi construído o Memorial dos Mártires, com ato marcado para 17h no local.

Comentários