Aconteceu bem aqui

                                                            
O Memorial da Resistência, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realiza mais uma edição do Sábado Resistente, projeto realizado em parceria com o Núcleo de Preservação da Memória Política. O evento acontece no dia 11 de junho, às 14h, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo – SMDHC, com exibição de vídeos do Projeto “Aconteceu bem aqui”.

O projeto “Aconteceu bem aqui” foi idealizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, e produzido pelo diretor Camilo Tavares. Composto por cinco vídeos documentais, de relatos de resistentes do período da ditadura militar e de hoje, são retratados lugares emblemáticos  da cidade de São Paulo, que fazem parte da paisagem e dos trajetos cotidianos dos cidadãos e cuja história real são invisíveis para a população em geral.

Muitos lugares e equipamentos públicos foram palco das mais diversas atrocidades praticadas por militares. Além disso, vários logradouros municipais receberam, como nome, homenagens aos violadores de direitos humanos.

Com linguagem lúdica, informativa e dinâmica, a série torna acessivel à população informações sobre os fatos ocoridos nesses cinco marcos simbólicos de luta pela preservação da democracia e pelo respeito aos Direitos Humanos.

“As marcas deixadas pela ditadura civil-militar no país não foram somente as que carregaram os que a ela se opuseram. Elas estão  também fortemente impressas na relação dos cidadãos com os espaços públicos das suas cidades.

No caso da cidade de São Paulo, devido à cultura do medo gerada pelas perseguições políticas, muitos locais públicos deixaram de ser locais de expressão da cidadania, de encontro e da coletividade”, explica Clara Castellano, coordenadora do Projeto Direito à Memória e Verdade da Prefeitura.

PROGRAMAÇÃO
14h00 – Boas vindas – Kátia Felipini Neves (Memorial da Resistência de São Paulo)
14h30 – Coordenação – Maurice Politi (Núcleo de Preservação da Memória Política)

Mesa Redonda:
Clara Castellano (Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo)
Camilo Tavares (Diretor do projeto “Aconteceu bem aqui” e do documentário “O dia que durou 21 anos”, sobre o período da ditadura civil-militar no Brasil)
Deborah Neves (bacharel, licenciada e Mestre em História pela USP, doutoranda em História pela Unicamp e vinculada à Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Autora da dissertação de mestrado: “A persistência do passado: patrimônio e memoriais da ditadura em São Paulo e Buenos Aires”.)

SERVIÇO

Memorial da Resistência de São Paulo
Endereço: Largo General Osório, 66 – Luz - Auditório Vitae – 5º andar
Telefone: (011) 3335-4990/ faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças)
Entrada Gratuita

Mais informações à imprensa
Memorial da Resistência de São Paulo
Kátia Felipini Neves – (11) 3335.4990 | kneves@memorialdaresistenciasp.org.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa
Gisele Turteltaub (11) 3339-8162 | gisele@sp.gov.br 
Viviane Ferreira (11) 3339-8243 | viferreira@sp.gov.br

Comentários