O golpe no Brasil

                                                                    
Em 12 de Maio o Senado brasileiro consumou o impeachment da presidente Dilma Rousseff, com a suspensão do seu mandato. Acerca desse episódio, amplamente noticiado, devem-se destacar alguns pontos: 
1) Trata-se de um golpe jurídico e político, sim, mas um golpe intra-burguês. 
2) O governo da sra. Rousseff já havia capitulado à reacção em todas as frentes, numa tentativa de apaziguá-la. 
3) Nunca se fizeram tantas privatizações e medidas anti-populares como no governo soi-disant "de esquerda" da sra. Rousseff. 
4) Em Junho de 2013(imagem de uma das passeatas) o povo brasileiro fez uma fortíssima advertência ao governo da sra. Rousseff, exigindo uma mudança de rumos – mas tal advertência não foi atendida.
5) Por isso mesmo os trabalhadores brasileiros estão a manter-se relativamente passivos diante do golpe do impeachment. 
6) O seu sucessor, sr. Temer, é um político do PMDB reconhecidamente corrupto – mas a política económica do seu governo será uma continuidade com a da sua antecessora
7) A falsa imagem "de esquerda" dos governos PT deve ser desmistificada – a verdadeira esquerda brasileira não é encarnada por um partido degenerado como o PT.
8) O golpe foi dado para: a) acelerar as medidas anti-povo, lançando todo o custo da crise sobre os trabalhadores; e   b) barrar investigações de corrupção ("Lava Jato") que atingem 60% dos membros do Congresso.

(Editorial de resistir.info)

Comentários