Celebridades mundiais vão se somar à luta contra tráfico ilegal de animais silvestres

                                                                   

A segunda sessão da Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA-2) terminou  em Nairobi com o lançamento de um relatório temático, em nível global, sobre saúde e meio ambiente.

Durante as cinco jornadas da reunião, analisaram-se problemáticas como as consequências dos sistemas atuais de produção de alimentos, que provocam 60% da perda da biodiversidade em nível global.

Outro dos temas da Assembleia foi a contaminação do ar, causa principal de mais de sete milhões de mortes em todo mundo.

Neste sentido, o diretor executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Achim Steine, afirmou em sua intervenção que o rápido crescimento das zonas urbanas, sobretudo nos países em vias de desenvolvimento, não tem sido acompanhado de uma política global sobre a qualidade do ar.

Como parte das atividades principais da reunião, também se lançou a campanha #FerozpelaVida, com a qual celebridades como o quatro vezes Jogador Africano do Ano, Yaya Touré, a modelo brasileira Gisele Bündchen e o ator Ian Somerhalder, apoiam a luta contra o tráfico ilegal de vida silvestre.

Ao referir-se a este negócio ilícito, o Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, afirmou que milhares de animais selvagens são assassinados devido às redes de crime organizado, motivadas pelos ganhos e a cobiça.

Centrada na materialização da dimensão ambiental da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a UNEA-2 reuniu chefes de Estado e de Governo e representantes da sociedade civil, entre outros.

A eles se somaram vários cientistas e especialistas de renome internacional.

Composta pelos 193 Estados Membros das Nações Unidas, a UNEA-2 é o foro de mais alto nível do mundo na tomada de decisões ambientais.

(Com Prensa Latina)

Comentários