Cinzas de Gabriel García Márquez ficarão em memorial

                                                          
As cinzas do escritor colombiano Gabriel García Márquez chegaram a Cartagena de Índias, onde repousarão a partir do domingo dentro do claustro La Merced, cujos arredores estão enfeitados a partir de hoje para reverenciá-lo, confirmaram meios locais.

À pedido de sua família, o outrora recinto religioso (1619) foi acomodado para evocar o autor de 'Cem anos de solidão', que faleceu no México em 2014, vítima de um câncer.

As cinzas do romancista, trazidas daquele país, permanecerão até 22 de maio nas mãos de seus familiares em Cartagena, data escolhida para a cerimônia de inauguração do memorial construído em sua homenagem, segundo informou o jornal El Tiempo, de circulação nacional.

Passados mais de dois anos de sua morte, os restos de Gabo repousarão finalmente nesta cidade pitoresca, palco de suas novelas 'O amor nos tempos do cólera' - qualificada pelo narrador como seu texto mais humano - e 'Do amor e outros demônios'.

Ali respirou os ares do Caribe, entre castelos, fortes, praças e diversas construções antigas, e nesse ambiente animado pelas tonadas de músicos populares, o som dos acordeões palpitou em seu coração de trovador, assim como a vista do amanhecer no porto cartagenero, afirmam biógrafos do intelectual, nascido na próxima Aracataca, departamento (estado colombiano) de Magdalena.

A obra para homenageá-lo está pronta, será uma honra prestar-lhe homenagem permanente nesta terra, declarou à Prensa Latina Graciela Veneza, servidora pública da Universidade de Cartagena, à qual pertence agora o velho convento.

Quase uma centena de jornalistas de todo o mundo, diretores de meios nacionais, a ministra de Cultura - Mariana Garcés - e o presidente Juan Manuel Santos aparecem na lista de convidados, indicou o portal digital do El Heraldo.

O monumento localizado no pátio desse edifício tem um pedestal que guardará as cinzas e um busto do também jornalista, quem viveu por temporadas nessa localidade muralhada, rodeado de amigos.

O conjunto faz parte de um ambicioso projeto acadêmico-cultural ao redor de Gabo, quem estudou um semestre nessa instituição educativa, agregou Veneza depois de adiantar que dito programa incluirá a criação de uma bienal de literatura e de uma biblioteca especializada, entre outras iniciativas.

A descoberta de um curioso poço dentro de La Merced obrigou a modificar o desenho inicial, pois os arquitetos encarregados da obra decidiram salvar o amplo depósito de cerca de 300 anos de antiguidade, que já restaurado poderá ser apreciado também.

Esse lugar dedicado ao criador de 'Crônica de uma morte anunciada', será mais uma atração ao centro histórico da localidade turística, onde perduram valiosos expoentes arquitetônicos da época colonial, entre eles as construções concebidas em forma de anéis para defender o assentamento dos frequentes ataques de corsários e piratas.

O marco a poucos metros da que foi residência de Gabo em Cartagena, será destino de peregrinação para venerar o famoso aracatenho que, vestido com um liquiliqui - traje típico das planícies colombianas - e acompanhado de melodias do tradicional vallenato, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1982.

Sabemos que será um espaço essencial para o turismo, mas pretendemos ultrapassar esse objetivo, insistiu Veneza.

Ainda que menos conhecidos que suas novelas, García Márquez criou também uma série de contos entre os quais se destacam 'Algo muito grave vai acontecer neste povoado', 'Olhos de cão azul' e 'A Santa'.

(Com Prensa Latina)

Comentários