II Salão do Livro Político discute a atual crise

                                                                            
Com a participação de Ciro Gomes, Fábio Konder Comparato, Marilena Chauí e Vladimir Safatle, entre outros expoentes, evento avalia o momento político e promove apresentações culturais, além de incluir uma feira de livros com descontos de até 50%
  
Começa nesta quarta-feira (1º), em São Paulo, a segunda edição do Salão do Livro Político, que vai até sexta (3). 

Este ano, o Salão faz o foco na crise que o país atravessa, a mais aguda desde o golpe civil-militar de 1964: “Em tempos de neomacarthismo, quando há um clima de ódio fomentado pelo conluio de juízes, políticos golpistas, colunistas de jornais e o oligopólio midiático que promoveram um golpe de Estado, esse espaço de reflexão será muito bem-vindo”, diz Ivana Jinkings, idealizadora e coordenadora geral do evento, sugerindo o tom das discussões.

Nas mesas de debates estarão os filósofos Marilena Chauí e Vladimir Safatle, os políticos Adriano Diogo e Ciro Gomes, os juristas Fábio Konder Comparato, Alysson Leandro Mascaro e Silvio Almeida, a líder estudantil Carina Vitral e a escritora Clarah Averbuck, além da ex-presa política Amelinha Teles, dos economistas Leda Paulani e Marcio Pochmann e do jornalista Luis Nassif, entre muitos outros nomes de destaque da cena política e cultural.

Eles falarão do atual momento, discutindo também os ainda obscuros anos de chumbo e a crise que levou ao impeachment de Fernando Collor de Mello, em 1992.

O Salão vai abordar inclusive a agenda conservadora que, em meio à crise, ganha força no país, em mesas sobre as questões racial e de gênero. O leque temático completa-se com debates sobre as perspectivas das mídias independentes e o contraponto que representam à imprensa tradicional, a ascensão do teatro político, a emergência dos autores da periferia na literatura, o desempenho do mercado do livro político no Brasil e a “eterna” questão da Palestina. 

“A ideia de criar o Salão do Livro Político surgiu da urgência em ampliar o debate político, renovar interpretações da nossa realidade e apontar alternativas na contracorrente dos discursos conservadores, das narrativas tradicionais e da onda reacionária que assolam o país”, diz Ivana.

A programação ainda abarca projeção de curtas metragens, lançamentos com sessões de autógrafos e apresentações culturais. Na feira de livros, de que participam 25 editoras, os títulos serão vendidos com descontos de até 50%.

Organizado por um grupo de sete editores (Alameda, Anita Garibaldi, Boitempo, Caros Amigos, Cortez, Filoczar e Sundermann), o II Salão do Livro Político se realiza no Centro Cultural São Paulo, espaço administrado pela Secretaria Municipal de Cultura, da Prefeitura, que apoia o evento.

Confira a programação do evento e a lista completa de editoras participantes aqui: http://www.salaodolivropolitico.com/

Comentários