Comissão Interamericana de Direitos Humanos preocupada com jornalistas desaparecidos na Colômbia


                                                                               
O Relator Especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) manifesta a sua preocupação com a situação de três jornalistas desaparecidos na cidade de Filogringo, Colômbia, localizado a 700 quilômetros ao norte de Bogotá e apenas 50 quilômetros da fronteira com a Venezuela. 

O Relator Especial apela às autoridades colombianas para implementar todos os instrumentos disponíveis para atuar em uma maneira rápida e oportuna, encontr -los e tomar medidas de proteção adequadas. 

De acordo com a informação disponível, o primeiro jornalista a desaparecer foi Salud Hernández -Mora colunista de jornal El Tiempo de Bogotá e correspondente do El Mundo de Madrid, tendo se mudado para a área como parte de uma história que estava fazendo. Filogringo é uma cidade historicamente perturbada, com a presença de guerrilheiros e paramilitares, topografia montanhosa, de difícil acesso e má comunicação no departamento de Norte de Santander. 

Hernández-Mora foi dado como desaparecido no sábado, 21 de maio segundo  de relatos da mídia. 

O jornalista Diego Velosa, da Caracol TV , o cameraman que o acompanhava e o repórter da agência EFE foram libertados no mesmo dia, enquanto um jornalista e um cinegrafista da RCN -Diego D'Pablos e Carlos Melo estavam desaparecidos até à data.

"Quando já estávamos desenvolvendo o trabalho que fomos abordados por guerrilheiros do ELN que nos deteve por três horas e depois de três horas de interrogatório tiraram todos os equipamentos: câmeras, computadores, tudo o que tínhamos , " disse Velosa na terça-feira 24 . 

Ele acrescentou que eles foram forçados a deixar o lugar e que o equipamento não tinha sido devolvido a eles. O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, ordenou às autoridades para fortalecer o trabalho de segurança para encontrar os três jornalistas. 

"

Comentários