Taxa de homicídios em Honduras é uma das mais altas do mundo

                                                                                   

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) publicou  o relatório " Situação dos Direitos Humanos em Honduras , " que aborda a situação de violação dos direitos do povo resultantes dos altos níveis de violência, insegurança e altas taxas de impunidade existente. O relatório também fornece recomendações a fim de auxiliar o Estado no reforço dos seus esforços para proteger e garantir os direitos humanos. 

O relatório observa que a taxa de homicídios em Honduras continua sendo uma dos mais altos da região e do mundo, apesar ponto de figuras de estado a um declínio em 2014. Estes níveis de violência são o resultado de vários fatores, incluindo nomeadamente o aumento do crime organizado e do tráfico de drogas, resposta judicial pobre que leva à impunidade, corrupção e altos níveis de pobreza e desigualdade. 

"A violência e a insegurança são problemas graves que a sociedade hondurenha se depara com um grande impacto sobre o prazer e realização dos direitos humanos no exercício país", disse o relator da CIDH para Honduras, Francisco Eguiguren. O relatório observa que os altos níveis de violência enfrentando sociedade hondurenha, têm um impacto especial sobre defensores dos direitos humanos, povos indígenas, mulheres, crianças, adolescentes e jovens, pessoas LGBT, migrantes, populações rurais de Bajo Aguán e os jornalistas e trabalhadores de comunicação e oficiais de justiça. Também analisa acredita permanecem alguns dos mais graves problemas enfrentados pelo sistema penitenciário hondurenho. 

Os números oficiais divulgados em 2013 mostraram que 80% dos homicídios cometidos em Honduras não foram punidos por falta de capacidade dos órgãos de investigação. Durante a visita, organizações da sociedade civil indicaram que os níveis de impunidade persistente em Honduras seria ainda maior. 

Uma das pedras angulares na resposta do Estado para os graves problemas estruturais da violência tem sido a intervenção das forças armadas em diversas áreas e funções. O Exército está ativamente envolvido em funções de segurança pública através de organismos especializados, tais como a criação de um policial militar. As Forças Armadas também estão envolvidas em questões de formação cívica e educacional para crianças "em risco" através do programa "Guardiões da Homeland" também tem funções no sistema prisional, e são enviadas para reforçar os recursos de segurança áreas onde os conflitos agrícolas e de terras, como o Bajo Aguán, têm acontecido.


Comentários