Cinderelas e o turismo sexual

O documentário Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado estreia em circuito nacional no dia 18 de maio. O lançamento do filme faz parte das ações de mobilização, que acontecerão em todo Brasil, no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. O filme trata das intimas questões ligadas ao turismo sexual no Brasil e à dura realidade do tráfico internacional. Mulheres, travestis, crianças, são a ponta de um comércio que movimenta milhões de dólares e que envolve autoridades, estabelecimentos comerciais, exploradores diretos e indiretos e turistas estrangeiros que vem ao Brasil em busca de um ‘Pindorama Sexual’.
Joel Zito Araújo, diretor do longa, percorreu o nordeste brasileiro, e algumas cidades europeias, em busca de depoimentos significantes para o entendimento da complexa questão. Era preciso conversar in loco com os personagens dessa tragédia real para entender o que leva uma menina à prostituição. Falhas na estrutura familiar? Imposição de uma sociedade de consumo num país de miseráveis? Falta de afeto? Falta de ações governamentais para cuidar desses jovens? De outro lado, era preciso também entender como agem os aliciadores. Como o lenocínio torna-se prática em todo o nordeste (e praticamente todo o Brasil) e alimenta uma rede enorme? Como o turismo sexual é visto por quem o pratica? Na ponta de lá, estão os homens europeus que vem ao Brasil em busca de prazer. O que pensam esses lobos do norte? O que vem, na verdade, buscar aqui? Que estigmas da escravidão e da segregação racial ainda estão abertos? Essas e muitas outras questões são levantadas ao decorrer do filme. Algumas questões serão respondidas.
A distribuição do filme, feita pela Pipa Produções, é baseada no conceito da Distribuição Criativa, onde ingressos gratuitos serão disponibilizados ao público, em pontos estratégicos, nas praças de exibição. A Secretaria Especial dos Direitos Humanos/Comissão Intersetorial do Governo Federal e Comitê Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes viram no filme uma forte ferramenta para ser utilizada no combate ao abuso e à exploração sexual. Assim, são parceiros nesse projeto de lançamento nacional e o filme será utilizado como peça fundamental das ações do dia 18 de maio e de seus desdobramentos.
O filme
Cerca de 900 mil pessoas são traficadas pelas fronteiras internacionais a cada ano exclusivamente para fins de exploração sexual. Entretanto, apesar de todos os perigos, jovens mulheres brasileiras ao entrar no mundo do turismo sexual acreditam que vão mudar de vida e sonham com o seu príncipe encantado. Uma minoria até consegue encontrar um grande amor e casar. O filme vai do nordeste brasileiro a Berlim buscando entender os imaginários sexuais, raciais e de poder das jovens cinderelas do sul e dos lobos do norte.
Duração: 107’52’’ /Cor / HD

Comentários