Por que ranger os dentes?


Ranger os dentes à noite é apenas um tipo de bruxismo, um distúrbio que também inclui ranger diurno ou aperto do maxilar; este é geralmente chamado de bruxismo noturno. Muitas explicações são dadas ao motivo pelo qual o bruxismo noturno ocorre e quem tem esse risco. Nenhuma dessas explicações tem provas conclusivas.
Um artigo, publicado em 2000 no jornal "Sleep Medicine Reviews", observa que a maioria das pessoas sofrerá a condição de ranger ou apertar os dentes em algum momento da vida. O bruxismo noturno se torna um problema sério quando causa dor, prejudica os dentes ou perturba o sono, mas muitos bruxistas dormem bem, alguns nem se dão conta do ranger dos dentes. A condição parece ocorrer de forma igualitária em ambos os sexos, mas é mais comum em pessoas mais jovens.
Alguns dos muitos fatores estudados pela associação com o bruxismo incluem dentes que não se encontram adequadamente, fatores psicossociais e ambientais, além de problemas com neurotransmissores no cérebro ou mau funcionamento dos centros cerebrais chamados de gânglios basais. Alguns estudos descobriram que a apneia do sono, estresse e consumo excessivo de tabaco, álcool, drogas e cafeína podem estar associados a riscos mais altos de bruxismo. No entanto, não se demonstra se essas são as verdadeiras causas.
Muitos tipos de tratamento para o bruxismo já foram tentados, com índices de sucesso bastante variados, incluindo dispositivos dentários que mantêm os dentes separados; vários tipos de psicoterapia e terapia comportamental; drogas; e até suplementos nutricionais, com base na teoria que uma deficiência vitamínica ou mineral pode ser a responsável pelo problema. Exercícios de relaxamento e compressas mornas antes de dormir são medidas não-invasivas sugeridas por algumas autoridades de saúde.

Comentários