No Ouro Minas a 1a.Conseg Estadual










Será no Ouro Minas Hotel a 1ª. Conferência Estadual de Segurança, de 21 a 23 de Agosto, etapa da 1ª. Conferência Nacional de Segurança Pública a realizar-se de 27 a 30de Agosto em Brasília. Minas Gerais terá um número de participantes muito semelhante aos das Conferências do Rio de Janeiro e de São Paulo: cerca de 750.
Foram informações prestadas aos membros da Comissão Organizadora Estadual da 1ª. Conferência, durante reunião realizada na última sexta-feira no auditório da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, SEDS, na Praça Sete.
A reunião, como a anterior, foi presidida pelo secretário Maurício Campos Júnior, pelo menos até às 13 h, quando ele teve de sair para almoçar com sua avó. Nova reunião será realizada dia 26, às 9h, quando serão definidas as diretrizes para permitir a participação do maior número possível de organizações da Sociedade Civil.
Isto por impossibilidade de definir o que sejam órgãos da Sociedade Civil, indagação feita pela maioria dos interventores durante a reunião. Outras medidas alusivas à Conferência estadual também serão tomadas na próxima reunião.
Uma das sugestões feitas pelo Sindicato dos Policiais Civis seria a presença de representantes da Associação dos Amigos e Parentes dos encarcerados de Minas Gerais com delegados na Conferência Estadual.
A partir do dia primeiro, representantes do Poder Público, dos Policiais e organizações congêneres e membros da Sociedade Civil poderão fazer suas inscrições , pela internet, para participar da 1ª. Conferência.
A 1ª. Conferência Estadual de Segurança será aberta solenemente dia, após credenciamento dos delegados, realizando-se também a primeira sessão plenária. No dia 22, no mesmo local, isto é, no Ouro Minas, na Avenida Cristiano Machado,4001, haverá reunião dos grupos de trabalho. No dia 23, serão votados os princípios e diretrizes a serem seguidos na 1ª. Conferência Nacional e eleitos os delegados que irão a Brasília, com a colaboração de fiscais designados pelo Tribunal Regional Eleitoral e utilização de urnas eletrônicas.
O representante do Ministério da Justiça, Rodrigo Xavier, também interveio na reunião de sexta-feira, dando informações tocantes à 1ª. Conferência Nacional, à exemplo do que fez em conferência livres e em conferências municipais realizadas no Estado. É o Ministério da Justiça o promotor do evento.
Uma dúvida foi esclarecida na reunião de sexta-feira, a referente aos representantes dos Conselhos. Pelo mesmo critério utilizado no Rio e em São Paulo, eles são considerados órgãos da Sociedade Civil e não do Poder Público.

Uma observação final: na última renião, a de sexta-feira, a aparelhagem de som falhou duas vezes: na fala do secretário Maurício Campos e na fala do Otávio Carvalho, que falou sobre a logística da Conferência de Minas e de seu trabalho de acompanhamento da de Goiás.

Comentários