Cuba e os direitos humanos

Na quarta-feira, 10 de junho, o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas adotou o informe da Apresentação de Cuba ao grupo de Trabalho do Exame Periódico Universal (EPU), que teve lugar os dias 5 e 9 de fevereiro de 2009. Nessa ocasião a delegação cubana esteve chefiada pela ministra de Justiça, Maria Esther,e pelo o atual ministro de Relações Exteriores Bruno Rodríguez.
Durante o amplo debate do Conselho constatou-se novamente o reconhecimento da maioria dos Estados Unidos e organizações não-governamentais que intervieram, aos significativos resultados alcançados pelo povo e o Governo cubanos na promoção e proteção de todos os direitos humanos para todos.
Foi também majoritário o agradecimento á cooperação solidária da nação cubana e o reclamo de que cesse do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos estados Unidos contra Cuba.
Cuba informou ao Conselho sobre o seguimento que vem realizando, nos casos que corresponda, ás recomendações construtivas e respeitosas que foram formuladas previamente.
Cuba reafirmou seu compromisso com o fortalecimento da cooperação internacional em matéria de direitos humanos e com o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, o que deve sustentar-se nos princípios de universalidade, objetividade, imparcialidade e não seletividade.
Depois de vinte anos de injusta manipulação anti-cubana do tema dos direitos humanos em Genebra — a que foi derrocada em 2007 —, o positivo resultado da consideração do país pelo mecanismo de EPU do Conselho de Direitos Humanos, constitui uma importante vitória de direitos humanos foi novamente reconhecida pela comunidade internacional. A verdade não pode ser silenciada. (Com o Granma)

Comentários