A Justiça dos Lobos, hoje na ALMG



O jornalista José Cleves da Silva lança hoje,às 20h, na Assembleia Legislativa, seu livro "A Justiça dos Lobos-Por que a imprensa tomou meu lugar no banco dos réus". O jornalista trabalhou nos jornais Estado de Minas, Dário da Tarde, Jornal de Minas e em outros veículos de comunicação, tendo sido vítima de um episódio policial, objeto de seu livro, onde conta tudo.

José Cleves da Silva, que teve o seu caso encerrado dia 27 de setembro de 2008,no Superior Tribunal de Justiça (STJ), no rumoroso processo de crimes praticados contra a liberdade de expressão no País, deverá buscar a reparação dos danos morais e materiais sofridos em decorrência da armação policial que o transformou de vítima de um assalto, que resultou na morte de sua mulher, em autor do crime, numa fraude que tinha como objetivo interromper as suas denúncias contra a corrupção policial nas páginas do jornal Estado de Minas.

A esposa Fátima Aparecida foi assassinada durante um assalto no dia 10 de dezembro, por dois ladrões, quando o casal retornava de um Shopping da região Noroeste de Belo Horizonte. Cinco dias após, o repórter foi indiciado como autor do crime, com base na localização de um revólver calibre 38 colocado nas proximidades do local do assalto para incriminá-lo. O repórter era, à ocasião do crime, três vezes consecutivas finalista do Prêmio Esso de Jornalismo com reportagens denunciando a corrupção policial na capital mineira. Um manifesto encabeçado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de MG exigia uma perícia independente para o caso e a investigação do assalto.
Perseguição - O Caso Cleves foi parar também na Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa de MG, com os parlamentares reiterando o apelo dos jornalistas para o encerramento do processo, pela profusão de provas comprovando a sua inocência. Ainda assim, a polícia continuou perseguindo o repórter, inclusive com investigações paralelas do caso, mesmo após a remessa dos autos à justiça. Uma fita de vídeo contendo as denúncias da polícia no Fantástico da TV Globo do dia 21 de janeiro de 2001 foi anexada aos autos e exibida no julgamento, mas não convenceu os jurados que absolveu o réu à unanimidade. (Revista Imprensa/Observatório da Imprensa/Fenaj)

Comentários

Unknown disse…
COMO FAÇO PARA ADQUIRIR ESTE LIVRO?
CONTATO - JULIANA
LEITURAC@UAI.COM.BR
Unknown disse…
Sugiro que o livro seja disponibilizado na web gratuitamente. Assim, se transformará no mais lido. Quem vire filme e em termos financeiros seria mais interessante.
Unknown disse…
Sugiro que o livro seja disponibilizado na web gratuitamente. Assim, se transformará no mais lido. Quem sabe vira filme e, neste caso, em termos financeiros, seria mais interessante.