Palestas no Instituto Cervantes


Como se esperava, foi uma noitada de cultura espano-brasileira de primeira qualidade. Inicialmente o folclorista Carlos Felipe Horta falando sobre as romarias no Brasil e , em especial em Minas Gerais e Belo Horizonte. Além de enfocar origens, como o sebastianismo. Este podendo ser resumido como a história da derrota do rei português dom Sebastião (1557-1578) na batalha de Alcáler-Quibir, no Marrocos e o sumiço de seu corpo, o que deu origem às mais diversas lendas sobre sua volta. O poeta português Fernando Pessoa é um dos que mais focalizam as lendas...Felipe referiu-se também ao fenômeno do Padre Cícero Romão Baptista, no nordeste, capaz de promover anualmente o deslocamento de milhões de pessoas rumo à sua cidade.Referiu-se também às romarias de Baepandi,, Jaboticatubas, Sabará (Santo Antônio de Roças Grandes), além das de BH, cono a de Nossa Senhora da Conceição etc.
Seguindo-se à palestra de Carlos Felipe, foi a vez do artista plástico Carlos Carretero, não sem antges distribuir escudinhos da cidade de Granada, na Espanha...Carretero enfocou as romarias em honra à Virgem do Rocio, em Andaluzia, na Espanha, no Paraná e em BH, que ocorre há cerca de 20 anos. Seguindo-se o depoimento da jornalista Fátima Carretero, sua mulher, e também, tal como ele, diretora da La Taberna Fátima começou a pesquisar o fenômeno da mobilização popular em torno da Virgem do Rocio e acabou virando sua devota, juntamente com sua amiga inseparável Ângela Fernandes, com quem fez inúmeras viagens ao local de aparecimento da imagem da Virgem, na Espanha.
O depoimento da senhora Fernandes foi emocionante, arrancando lágrimas, ao contar que, atropelada, ficou quatro anos sem poder andar, até que isso se tornou possível graças à crença em Nossa Senhora do Rocio.
Tanto Carlos Felipe quanto Carlos Carretero usam de audiovisuais, principalmente o artista plástico. Em volta ao auditório do Instituto Cervantes, onde ocorreu o evento o destaque as as obras de Carretero, algumas já exibidas neste espaço...
Neste sábado, a romeria del Rocio vai movimentar a colônia espanhola em BH. Como de outras vezes, haverá
desfile de carros alegórico, em honra à virgem. Os carros sairão da Praça Floriano Peixoto, em Santa Efigênia, em direção à Praça da Liberdade.
Fátima Carretero - que este ano completa 30 anos de formada em Jornalismo- espera que o belo-horizontino já esteja acostumado. Isto porque, da primeira vez, algumas pessoas confundiram o tradicional cortejo em honra à virgem, num casamento cigano...
O melhor da festa: o festival espanhol no La Taberna, na Rua Antônio de Albuquerque, na Savassi.
Este ano, a romeria e todos os atos serão em benefício da Santa Casa de Misericórdia.
Representando o prefeito Marcio Lacerda, no Instituto Cervantes, o Rodrigo Perpétuo. Também estava lá o diretor de eventos da Belotur, Arthur Passos, que prometeu ainda mais apoio à romeria del Rocio nos próximos anos.

Comentários