Basta de violência contra os trabalhadores!


                                       
Pela punição aos assassinos do companheiro Cícero Guedes!

A notícia do assassinato do militante do MST Cícero Guedes, atacado, na sexta-feira, dia 25 de Janeiro, ao sair de uma reunião do movimento na usina Cambahyba (Acampamento Luis Maranhão) causa grande indignação em todos os que lutam contra a desigualdade social. O companheiro Cícero, que, mesmo já assentado, exercia a coordenação do Acampamento, é mais uma vítima do violento esquema de repressão que se organiza para reprimir os movimentos sociais, e, em particular, das ações ilegais de grupos armados a serviço da oligarquia agrária, montados para tentar barrar o avanço da luta pela reforma agrária.

O crime se deu na usina Cambahyba, o mesmo local onde, à época da ditadura, houve a prática  usual de tortura e onde foram cremados corpos de militantes políticos que se opunham ao regime. Muitos corpos de militantes do PCB, entre eles o de Luís Maranhão (que dá nome ao Acampamento do MST), assassinados pelas forças repressivas, foram queimados ali. Muito provavelmente, os proprietários da Usina, assim como outros grupos empresariais, foram agraciados com favores e terras, em troca do apoio às ações repressivas.

O PCB exige a apuração completa desse crime, conclama a todas as forças progressistas e democráticas que se somem na luta pela punição dos culpados, pelo fim da impunidade aos que praticam crimes contra o povo, pelo avanço da Reforma Agrária, pela Justiça Social.

O Companheiro Cícero não viveu em vão. Sua luta e seu exemplo permanecerão vivos na luta cotidiana dos trabalhadores.

Companheiro Cicero...

Presente!!!

26 de Janeiro de 2013

Partido Comunista Brasileiro

Secretariado Nacional Comissão Política Regional do Rio de Janeiro

Comentários