Em carta, Hugo Chávez elogia Cuba e enaltece importância da Celac



                                           

 Agência Efe (28/01/13)

O vice venezuelano, Nicolás Maduro, lê a carta de Hugo Chávez na reunião da cúpula da Celac


Documento foi lido nesta segunda-feira pelo vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, em reunião na capital chilena

    
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, enviou uma carta lida nesta segunda-feira (28/01) aos chefes de Estado presentes em cúpula da Celac (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos), em Santiago, no Chile. Chávez está em Havana, Cuba, onde se recupera da quarta operação contra um câncer na região pélvica e, como idealizador do bloco, foi a principal ausência do evento.

Na mensagem, lida pelo vice-presidente Nicolás Maduro no início da sessão plenária, o presidente venezuelano afirmou que a Celac é o projeto de integração regional mais importante da história contemporânea da região. “A Celac é o projeto de união política, econômica, cultural e social mais importante de nossa história contemporânea. Podemos nos sentir orgulhosos: a ‘Nação das Repúblicas’, como era chamada por Simón Bolívar, começou a se tornar uma feliz realidade”.

Também na carta, assinada com tinta vermelha (foto abaixo), Chávez fez elogios a Cuba e destaca que, apesar dos mais de 50 anos de bloqueio impostos ao país pelos Estados Unidos, “a intenção de isolar a maior de todas as Antilhas fracassou”. Ele também celebrou o fato de Cuba ter recebido a Presidência pró-tempore da entidade, em razão dos “anos de resistência”. A próxima reunião da entidade será em Havana, em 2015.

“Quis o azar e assim ficará na história que precisamente no dia de hoje, 28 de janeiro, quando Cuba assume a Presidência da Celac, coincida o aniversário de 160 anos de nascimento do apóstolo da independência cubana e um dos maiores bolivarianos de todos os tempos, José Martí”, leu Maduro.

Além de Cuba, Chávez também abordou o que considera um processo de “militarização progressiva das Ilhas Malvinas”. “A justiça (internacional) está toda do lado de Cuba e Argentina. Se somos uma Nação de repúblicas, nossa soberania é de toda a ‘Grande Pátria’, e devemos fazê-la ser cumprida”.

O presidente venezuelano também pediu aos membros do bloco urgência em fazer cumprir os planos de alfabetização e erradicação da fome incluídos no Plano de Ação de Caracas.

“Através da Celac, nós poderemos sustentar o crescimento econômico com um forte investimento social, acordado em uma agenda comum para a igualdade e para o reconhecimento ao direito universal que tem cada um de nossos cidadãos, sem exclusão, para receber saúde e educação gratuitas”. (Com Opera Mundi)

Comentários