Obama toma posse prometendo melhora da previdência social


                                                                       
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez novo juramento nesta segunda-feira (21) para iniciar seu segundo mandato em cerimônia pública.

O evento foi liderado pelo presidente da Suprema Corte dos Estados Unidos da América, John Roberts.

Depois da cerimônia, Obama fez um discurso no qual disse que a época das guerras já acabou e a recuperação econômica está iniciando. Os EUA estão enfrentando um mundo alterado, e o próprio país também alterou. 

Ele reafirmou que vai reformar o governo, o sistema tributário e a educação, com novas concepções e novas tecnologias. Obama prometeu também reduzir os custos médicos de forma equilibrada e reduzir o déficit federal para concretizar a meta de justiça econômica, apoio à classe média e melhora da previdência social. 

O presidente destacou ainda que vai tomar medidas, o sistema de imigração e assegurar a segurança das crianças de idade escolar do país.

Quanto às políticas com o exterior, Obama afirmou que a segurança e paz duradouras não serão alcançadas através de guerra. Ele prometeu assegurar a posição estável dos EUA no mundo e, ao mesmo tempo, se esforçar para resolver as disputas com outros países por vias pacíficas. Segundo o presidente norte-americano, só o contato pode dissipar os medos e suspeitas.

Obama prometeu também tomar medidas para enfrentar as mudanças climáticas no seu segundo mandato. A omissão nesse assunto seria uma traição com os descendentes.

Os analistas apontam que, com o fim da Guerra no Iraque e no Afeganistão, a prioridade do segundo mandato de Obama será assegurar a recuperação econômica e resolver as dívidas e déficits da federação. A reforma plena do sistema de imigração e o controle de armas também serão tarefas importantes, mas inevitavelmente encontrarão resistência no Parlamento. (Com a Rádio Internacional da China)

Comentários