Cúpula dos povos no Chile pela justiça social


                             
  
 Santiago do Chile- A Cúpula dos Povos Chile 2013 inicia hoje suas atividades, com a participação de mais de 120 movimentos sociais, paralelamente ao encontro de chefes de Estado e Governo que será realizado aqui este fim de semana.

Nos dias 26 e 27 de janeiro esta capital será sede da primeira Cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) com a União Europeia (UE), e a partir da tarde de 27 até 28 de janeiro será realizada a primeira reunião de cúpula da Celac.

Já o encontro entre os povos, que acontecerá até domingo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Chile, abordará problemáticas referentes ao desenvolvimento sustentável, a preservação do meio ambiente, o respeito às comunidades indígenas e assuntos sociais como a saúde, educação e aspectos trabalhistas.

Segundo o programa desta cúpula, para esta tarde está prevista uma passeata dos povos, mas segundo os organizadores a Intendência de Santiago ainda não autorizou o percurso, que deverá começar nessa faculdade e concluir na Plaza de Armas, no centro.

"A passeata tem um caráter absolutamente pacífico, cultural e festivo... não é nem um protesto", expressou a presidente da Central Unitária de Trabalhadores do Chile, Bárbara Figueroa.

De acordo com a dirigente, a cidadania está frente a "um cenário muito complexo no qual todo mundo corre o risco de que tentem resolver a crise europeia às custas dos recursos de outras regiões, particularmente da América Latina e do Caribe".

É por isso, enfatizou, que é muito necessária a voz dos povos, das organizações sociais, sindicais e de todos os que não participam da Cúpula da Celac-UE.

Os organizadores informaram que o evento está orientado à justiça social e ambiental, a solidariedade e unidade entre as nações e os povos latino-americanos e europeus, a defesa dos bens comuns e contra a mercantilização da natureza e da vida.(Com a PL)

Comentários