Jerusalém desenhada pelo artista Alexander Smirnov


                                                                              
Na Casa das Comunidades Russas no Estrangeiro Soljenistin inaugurou -se uma exposição de pintura do ilustre artista russo Alexander Smirnov. A exibição tem o nome: "Motivos Russos e Italianos. Jerusalém. Esboços Bíblicos". A maior parte das obras foi pintada no decurso de suas viagens à Itália e a Israel, sendo essa sua primeira exposição promovida em Moscou.

Alexander Smirnov não pretende rever, sob um prisma pós-modernista, os acontecimentos bíblicos. Bem ao contrário, ele prossegue a tradição da arte realista russa. Em seus quadros se sente a influência dos clássicos – Vassili Polenov, Viktor Vasnetsov e Mikhail Nesterov.

Uma pequena parte da exposição cabe às paisagens campestres e às cenas do cotidiano rural pintadas na sua terra natal – a vila Nizhny Kisliai, situada nas cercanias da antiga cidade russa de Voronej.

Todavia, a generalidade dos temas se centra em descrição de cenas bíblicas. O pintor procura identificar o papel e o lugar do homem nesse mundo, refletindo sobre as noções de liberdade e de criatividade. Em cada pintura da sua autoria se cristaliza a tentativa de compreender o que é a caridade e o amor. 

Os quadros de Alexander Smirnov revelam ainda a compreensão espetacular de histórias bíblicas e a própria visão da Verdade. O autor como que procura partilhar com o espectador aquilo que descobriu e compreendeu.

"A liberdade, a atividade artística e o amor constituem três pilares doados por Deus e não inventados pela Humanidade confusa e induzida em erro", escreveu Alexander Smirnov no seu ensaio intitulado "Algumas palavras sobre a Liberdade". "Somente tal alicerce precioso identifica o homem tal como ele foi concebido por Deus, seu Criador. Neste sentido, não importam nem a capacidade de andar, nem o volume do cérebro, nem a aptidão para o trabalho. O que importa, acima de tudo, são a liberdade, a atividade artística e o amor", enfatizou Alexander Smirnov.

O pintor não deixa de qualificar a sua obra como um Evangelho Pintado em Quadros. Nas suas telas, parecem vivas, devido à elevada mestria, as personagens e os protagonistas de histórias bíblicas diversas.

A exatamente uma semana da abertura da exibição, o pintor regressou da Itália de onde trouxe dezenas de esboços novos. Importa notar que no século XIX, entre artistas russos surgiu a tradição de viajar até à Palestina para criar obras dedicadas aos temas bíblicos. Assim, em 1881, Vassili Polenov procedeu ao trabalho sobre o quadro "Cristo e a Mulher Pecadora". Para reconstruir o ambiente histórico relacionado com a vida pública de Jesus Cristo, ele empreendeu uma viagem até ao Egito, à Síria e à Palestina, tendo feito escala na Grécia.

No entender de Alexander Smirnov, cada visita à Terra Santa encerra para ele muitas surpresas que se refletem em suas obras: as paisagens israelitas se enchem de novos conteúdos. Além disso, o pintor adora a Itália, passando lá alguns meses por ano. A natureza italiana e o ambiente em que criaram suas obras os grandes pintores daquele país contribuem para a criação de bonitas paisagens que estão igualmente patentes nesta mostra.(Com a Voz da Rússia)

Comentários