ANJ pode ir à Justiça contra o jornal "El País"

                                                          

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) está avaliando a possibilidade de entrar com uma ação na Justiça contra o jornal espanhol El País, que estreou sua versão brasileira e digital nesta terça-feira, 26 de novembro. A ANJ alega que o ingresso do veículo no mercado nacional fere os princípios constitucionais que limitam o investimento de capital estrangeiro nas empresas de comunicação no Brasil em 30%.

— A ANJ entende que há um claro desrespeito às normas constitucionais. O jornal também vai disputar a publicidade, sinal de que atua como veículo de comunicação no país, disse Ricardo Pedreira, diretor-executivo da ANJ

A Associação informou ainda que enviou mensagem eletrônica para Juan Luis Cebrián, presidente da Prisa, empresa proprietária do El Pais, cobrando esclarecimentos, mas que ainda não obteve resposta.

De acordo com a Folha de S. Paulo, na Junta Comercial de São Paulo, o jornal El País aparece como dono da filial brasileira com 99% do capital. A Prisa teria 1%.

“Vamos manter uma agência de notícias traduzindo reportagens de outros países, mas também produzindo conteúdo próprio. Somos uma agência on-line e, nesse caso, não há restrições ao capital estrangeiro, disse Cebrián à Folha.

Em entrevista ao site Meio & Mensagem, Cebrián qualificou esse limite como “obsoleto” e disse que não concorre com a imprensa nacional tanto em conteúdo como em receita anunciante. “O nosso foco é ibero-americano. Trabalhamos nas notícias mais importantes do Brasil, mas também queremos estabelecer uma ponte com leitores que não são abastecidos pelo conteúdo que já existe”.

*Com informações ANJ, Meio&Mensagem, Folha de S.Paulo 

O jornal El Pais, de língua espanhola, com circulação na Europa e América Latina, lançou nesta terça-feira, dia 26 de novembro, o portal brasileiro da publicação, iniciando as operações no País. Para o projeto foi estruturada uma redação em São Paulo, composta por 11 profissionais, além de correspondentes no Rio de Janeiro, que produzirão conteúdo em português.

O site terá reportagens próprias e tradução de conteúdo produzido pelos 350 jornalistas do  espalhados por todo o mundo, além da rede de correspondentes e colunistas, que incluem nomes como Mario Vargas Llosa, Moyes Naim, Rosa Montero, entre outros.

A expectativa da publicação é o crescimento de acesso a partir de leitores do Brasil – atualmente, o jornal espanhol possui cerca de 15 milhões de usuários únicos mensais (fonte: Comscore 2013), dos quais mais de 40% são provenientes de usuários de fora da Espanha.

De acordo com a direção do El País, o Brasil é um mercado mundial estratégico e registra crescimento de acessos ao site em espanhol do jornal.

“Nosso projeto no Brasil é de longo prazo e prevê investimento nos meios digitais, mercado em constante crescimento no país. O nosso principal desafio é o de se adaptar a um novo público, já que no Brasil se faz um jornalismo abrangente e de qualidade”, explicou o presidente do Grupo Prisa, empresa detentora da marca, Juan Luis Cebrián. De acordo com o executivo, a ideia é oferecer opção de leitura sobre o que acontece dentro e fora do Brasil.

Atualmente, o grupo Prisa está presente em 22 países, entre eles o Brasil, com marcas como Santillana, Editora Moderna, Salamandra Editorial, Editora Objetiva e outras.

Leia abaixo a relação de jornalistas que farão parte da equipe:

Luis Prados – Diretor do El País no Brasil

Licenciado en Filología Hispânica da Universidad Complutense de Madrid. Máster de Periodismo de El País. Redator de El País desde 1988. Redator-chefe da editoria de Internacional (2007-2011), correspondente no México, Centroamérica e Caribe (2011-2013).

Carla Jimenez – editora-chefe

Formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, com MBA em Derivativos pela Fipe/USP. Foi editora de Economia da revista IstoéDinheiro, editora de Brasil, do Brasil Econômico, subeditora do CanalRh, repórter da revista Época, do jornal O Estado de S. Paulo, e da Agência Estado.

Afonso Benites – repórter

Formado em jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Pós-graduado em Teorias da Comunicação e em Política e Relações Internacionais(não concluído). Trabalha com jornalismo desde 2001. Atuou por seis anos na Folha de S. Paulo, nas editorias de Cotidiano e Política. Antes trabalhou em jornais sul-mato-grossenses, como Folha do Povo, Campo Grande News e O Estado de MS.

Beatriz Borges – repórter

Formada em Jornalismo pela Universidade Mackenzie. Mestre em Gestão de Conteúdo Digital na Universitat de Barcelona e aluna do máster de jornalismo do El País, durante um ano na redação em Madrid, fazendo matérias generalistas em vídeo, papel e digital. Colaboradora desde a Europa para a Carta Capital, Placar e Gazeta Mercantil.

Cecilia Ballesteros – repórter

Formada em Ciências da Informação pela Universidad Complutense de Madrid. Especializada em política internacional e coberturas de segurança nacional. Colaboradora de Babelia, foi redatora chefe de FP Edición Española e trabalhou nos jornais El Sol, El Mundo, Reporte Indigo e na central da Agencia France Presse em Paris, além de revistas como La Clave e La Estrella de Papel.

Felipe Vanini – repórter

Pós-graduado em Relações Internacionais e Política na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, bacharel em Comunicação Social, com ênfase em jornalismo pelas Faculdades Integradas do Brasil. Foi repórter do jornal O Estado de S. Paulo, colaborador da Exame, da Folha de S. Paulo e da Ag. Rural

Frederico Rosas – repórter

Vencedor do prêmio BBVA/Semana O Estado de S.Paulo de Jornalismo em 2002, pós-graduado em Jornalismo Político e Social pela Universidade de Navarra (Espanha). Ex-editor-chefe do serviço em português da Agência Efe no Brasil, com passagens pelo conteúdo de outras agências de notícias internacionais no país, como Reuters e Lusa.

María Martín – repórter

Formada na redação do El País Madri. Chegou no Brasil em 2012, trabalhando na Folha de S. Paulo como repórter e produtora do site do jornal em inglês e em espanhol, enquanto mantinha suas colaborações para o El País.

Marina Rossi Fernandes – repórter

Formada em jornalismo pela PUC Campinas e em Comunicação em Mídias Sociais pela FAAP. Foi repórter da IstoéGente, e da coluna Gente na revista. Trabalhou também com o colunista Guilherme Barros, na IstoéDinheiro.

Talita Bedinelli – repórter

Jornalista e cientista social, trabalhou durante seis anos na Folha de S.Paulo, tendo ingressado no programa de trainne do jornal. Atuou na Agência Folha e, nos últimos cinco anos, foi repórter do caderno Cotidiano.

Raquel Seco – editora online

Jornalista especializada em informações online, formou-se na Universidade de Santiago de Compostela y na Escuela de Periodismo de El País. Durante os últimos dois anos integrou a Redação do jornal no México e participou do lançamento do El País América.

(Com informações da Revista Exame , Portal Terra, Folha de S.Paulo e ABI)



Comentários