Sonda lunar chinesa Chang'e-III será lançada em dezembro

                                                      

A China planeja lançar no mês que vem a sonda lunar Chang'e-III. A notícia foi anunciada terça-feira (26) pelo porta-voz da Administração Nacional de Ciência, Tecnologia e Indústria para a Defesa Nacional, Wu Zhijian.
O aparelho Chang'e-III levará para a Lua o veículo explorador "Yutu", que deverá aterrissar na superfície lunar. Esta missão marca a primeira vez que uma nave espacial chinesa faz uma aterrissagem suave numa superfície fora do espaço terrestre.

A sonda Chang'e-III é uma mostra das tecnologias de ponta da China. Além de executar a aterrissagem, esta sonda tem como objetivo examinar a telecomunicação e sensoriamento remoto e testar o lançamento de foguetes no espaço profundo. A exploração de Chang'e ajudará também o projeto de estabelecimento de uma estação na superfície lunar.

O lançamento da sonda lunar tem como missão inspecionar a superfície da Lua, pesquisar substâncias e recursos, bem outras experiências científicas.

O veículo explorador lunar, Yutu, é nomeado com base em uma pesquisa online. Durante uma entrevista coletiva, Li Benzheng, respondeu à questão sobre uma alegada competição pelo espaço entre a China e Índia. O responsável ressaltou que o desenvolvimento da China não pretende entrar em concorrência com ninguém. Ele aproveitou ainda para congratular a Índia pelo lançamento bem-sucedido da sua sonda para Marte em outubro.

A exploração da Lua é um projeto complicado e envolvendo altos riscos. Em toda a história de exploração do espaço fora feitas ao todo 129 tentativas de aterrissagem na superfície lunar, mas apenas 51% com sucesso, apontou Li Benzheng. (Com a RIC)

Comentários