Camponesas de todo Brasil se mobilizam em defesa da Soberania Alimentar na jornada internacional de luta das Mulheres da Via Campesina




Camponesas e camponeses em todas as regiões do país vão as ruas em luta pelos direitos das mulheres camponesas, as ações que envolvem mobilizações, ocupações, marchas e debates fazem parte da jornada internacional das mulheres em luta pela Soberania Alimentar, contra a Violência e o agronegócio, que acontecerá durante toda a semana, no dia de hoje (9) atos no Espirito Santo, Bahia, Goias, e Piauí, além de outros estados dão o tom de denuncia dos impactos do agronegócio e reafirmam a luta pela valorização da mulher na sociedade.
  
A cidade de Colatina noroeste do estado, amanheceu mais vermelha nessa segunda(9), cerca de mil camponesas e camponeses da Via Campesina, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, organizações urbanas, quilombolas e pescadores bloquearam a rodovia ES 259 em direção a capital, para Roseli Sousa da coordenação nacional do MPA esse dia de luta representa um grito de unidade contra a violência que as mulheres camponesas e urbanas sofrem “ não podemos admitir que setenta por cento das mulheres sofram algum tipo de violência no decorrer de suas vidas, no só estado carrega o triste dado de o mais violento para as mulheres, estamos denunciando o modelo capitalista e suas ações devastadoras no campo através do agronegócio, com venenos e transgênicos, defendemos um modelo que preserve o meio ambiente, produza alimentos saudáveis e respeite a sociedade” afirmou a militante.
Depois de desfazerem o bloqueio por volta das dez horas da manhã manifestantes seguiram em caminhada para o centro da cidade.



Cerca de 800 mulheres camponesas, organizadas pela Via Campesina, ocupam a multinacional Bunge, em Luziânia (BR 040- entorno de Brasília). Segundo as mulheres, a Bunge é uma transnacional que atua ferozmente na mercantilização da terra.


Camponesas em Luta na Paraíba

Na Paraíba, mais de 450 mulheres camponesas ocupam o Engenho da Usina Giasa, no município de Pedra de Fogo. O Engenho, atualmente com registro sobre o nome BioSev, pertence a um Grupo Francês cujo um dos donos é o ex-jogador de futebol francês, Zinédine Zidane, para as camponesas o modelo de produção implementado pelos engenhos é altamente nocivo ao meio ambiente, o uso constante de agrotóxicos além de contaminar alimentos, pessoas e água, destroi a fertilidade dos solos os deixando inadequado para o cultivo em poucos anos.


Escola do Asfalto é montada em Picos- PI

O balão da BR 316 na cidade de Picos, se converteu em uma grande escola no dia de hoje, a chamada “escola do asfalto” é organizada pelo Movimento dos Pequenos Agricultores e levante Popular da Juventude, Sônia Costa da coordenação nacional do MPA explica o sentido da escola “ trazemos as crianças e o momento de estudo da sala de aula para o asfalto para denunciar o sucateamento das escolas no campo nos últimos anos foram fechadas mais de 37 mil escolas na zona rural, estamos aqui para revindicar o direito de nossas crianças estudarem em suas comunidades com uma pedagogia própria e apropriada a nossa realidade camponesa” afirmou Sônia.

Camponesas ocupam INSS em Vitória da Conquista-BA

Desde da ultima sexta (6) camponesas organizadas pelo MPA se reuniram na I escola estadual feminista da Bahia, e nessa manhã (9)saíram em marcha até a sede do INSS na cidade, cerca de cento e cinquenta camponesas participam do ato, Saiane Santos da coordenação estadual do MPA afirma que a previdência social é uma das pautas centrais da jornada “ Lutamos por uma previdência social pública, universal e solidária. Por isso reivindicamos o arquivamento da Medida Provisória 664 e 665. A norma aumenta o período que um trabalhador ou trabalhadora deve ficar em um único trabalho para pedir o seguro, na prática restringindo o acesso a esse direito. O processo
de precarização das relações de trabalho, flexibilização e terceirização também coloca em
risco nosso direito à previdência, ameaçando também as mulheres idosas.” afirmou a militante.

As camponesas e camponeses seguiram mobilizados em todo Brasil durante essa semana, todas as ações se somam ao conjunto de atividades da Via Campesina Internacional em todos os continentes. (Com o MPA)


Comentários