Os Cinco recebem seus títulos de Heróis da República de Cuba

                                                                                     
                                         Estudio Revolución

OS Cinco lutadores antiterroristas cubanos que guardaram injusta prisão nos Estados Unidos foram condecorados pelo presidente Raúl Castro com o Título Honorífico de Herói da República de Cuba e a Ordem Playa Girón, durante o ato pelo 120º aniversário do reinício da Guerra de Independência, em 24 de fevereiro.

Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Antonio Guerrero, René e Fernando González foram presos por autoridades estadunidenses em 1998 e sentenciados em um processo maquinado a longas condenações, por terem alertado acerca de ações violentas impulsionadas contra Cuba, a partir do território norte-americano, por parte de grupos terroristas.

Já desde o ano 2001 a Assembleia Nacional do Poder Popular lhes concedeu a condição de honra que os distinguia como Heróis da República de Cuba, mas a imposição dessas medalhas em seus peitos teve que esperar até agora.

A partir daquele momento travou-se a luta pela liberação destes homens, com as palavras pronunciadas pelo líder histórico da Revolução, Fidel Castro, quando afirmou: “A inocência desses patriotas é total. Somente digo uma coisa: ¡Voltarão!”

E eles voltaram, após uma batalha que mobilizou milhares de seres humanos no mundo todo, a favor de uma causa justa.

Gerardo, Ramón e Antonio chegaram a Cuba após terem sido liberados em 17 de dezembro passado; previamente, Fernando e René já haviam retornado, após cumprirem suas condenações.

Neste dia 24 de fevereiro, foram reconhecidos, em um ato solene, "por terem cumprido com dedicação, dignidade e firmeza a sagrada missão de defender nosso país protegendo-o do terrorismo, arriscando suas vidas e suportando enormes sacrifícios em um meio hostil e agressivo".

Por essa dedicação, dignidade e firmeza, receberam, aliás, a Ordem Playa Girón, que outorga o Conselho de Estado.

Gerardo Hernández — em nome dos Cinco — agradeceu a Fidel, a Raúl, ao povo de Cuba e a todos aqueles que no mundo tornaram possível a liberação e o retorno dele e dos seus companheiros à Pátria.

“O primeiro pensamento dos Cinco, neste dia, há de ser para um homem cuja liderança e visão estratégica foram decisivas na batalha que conduziu a nossa liberação e que com seu exemplo nos incutiu sempre o espírito de luta, resistência e sacrifício. Um homem que nos ensinou que a palavra rendição não existe no dicionário de um revolucionário… Comandante em chefe: esta condecoração que hoje com orgulho recebemos, também é sua”, expressou em palavras dedicadas a Fidel.

Posteriormente, o deputado e historiador de Havana, Eusebio Leal, fez um percurso através da história da pátria, que reviveu passagens e heróis que levaram ao surgimento da Nação. Em um empolgante final, a companhia de teatro infantil A Colmenita homenageou com sua obra Abracadabra os Cinco Heróis e seu exemplo. (Com o Granma)

Comentários