Estado Islâmico destrói cidade assíria no Iraque

                                                                      
                                             Reprodução da internet

O Estado Islâmico começou na quinta-feira a destruir, com recurso a bulldozer, a cidade de Nimroud, uma joia arqueológica do norte do Iraque, uma semana após ter sido difundido um vídeo com a destruição de esculturas pré-islâmicas em Mosul. 

A ONU anunciou também que 28.000 pessoas fugiram da região de Tikrit, mais a sul, onde as forças governamentais lançaram uma ofensiva contra o Estado Islâmico. 

Os 'jihadistas' "tomaram de assalto a cidade histórica de Nimroud e começaram a destrui-la, com bulldozers", disse o Ministério do Turismo e Antiguidades na sua página oficial do Facebook.

Nimrod, uma cidade fundada no século XIII aC, está situada nas margens do rio Tigre, a cerca de 30 km de Mosul. A cidade foi ocupada por diversos povos entro o século VI aC e o período helenístico, mas seu momento mais importante aconteceu sob o domínio assírio, quando o imperador assírio Assurnasirpal II fez de Nimrod a capital de seu império, em 879 aC. 

A cidade permaneceu como residência real e capital administrativa do império assírio até o reinado de Sargão II entre 721 e 705 aC, embora Assaradão tenha reconstruído a maior parte da cidadela durante seu reinado entre 681 e 669 aC. (Com Correio da Manhã/O Globo)



Comentários