Inezita Barroso e a música brasileira


  
                                                                       

Inezita Barroso apresentou programa musical por 35 anos na TV Cultura

A cantora e apresentadora Inezita Barroso morreu na noite do último domingo (8/3), aos 90 anos, em São Paulo. Ela estava internada no Hospital Sírio-Libanês desde o dia 19 de fevereiro. A causa da morte foi insuficiência respiratória aguda, informou a Folha de S.Paulo.

Inezita é considerada uma das principais cantoras da música sertaneja brasileira. Ela nasceu em São Paulo e fez carreira no rádio e na TV. Apresentou o programa "Viola, Minha Viola", na TV Cultura, por 35 anos.

A artista lançou mais de 80 discos em 60 anos. Foi a primeira a gravar a música "Ronda", clássico da fossa de Paulo Vanzolini. Em novembro do ano passado, Inezita foi eleita para a Academia Paulista de Letras. 

A apresentadora deixa uma filha, Marta Barroso, três netas e cinco bisnetos. O corpo de Inezita é velado na Assembleia Legislativa de São Paulo, na região do Ibirapuera, na Zona Sul, nesta segunda-feira (9/3). O velório está aberto ao público depois de ter ficado reservado apenas para a família durante 30 minutos. 

O sepultamento está previsto para acontecer às 17h, no Cemitério Gethsêmani, no Bairro do Morumbi, Zona Sul da capital paulista.

Personalidades usaram as redes sociais para lamentar a perda. "Inezita quantas saudades você me traz", escreveu o apresentador Serginho Groisman em seu Twitter. "É muito triste perder a Inezita Barroso. Ela foi uma cantora formidável, de enorme e inacreditável contribuição no resgate e manutenção da música (boa) de raiz de um Brasil há muito tempo corrompido por modismos e patifarias "melódicas", disse Rafael Cortez no Instagram.

"Tive o privilégio de trabalhar e aprender com esta rainha. Obrigado, querida Inezita, por cuidar tão bem da cultura caipira, por lutar tanto para manter vivo o respeito pela música brasileira. Eu diria "descanse em paz", mas sei que hoje vai ter festa no Céu, com música da melhor qualidade, para receber a tão amada Inezita Barroso. #ViolaMinhaViola", comentou Celso Zucatelli. (Com o Portal Imprensa)

Comentários