Sábado Resistente debaterá Guerrilha de Três Passos

                                                                                   

Primeiro movimento armado de resistência à ditadura, em 1965, apoiado pelo governador cassado do Rio Grande do Sul Leonel Brizola será destaque em mesa com Jair Krischke, do Movimento de Justiça e Direitos Humanos, e os jornalistas Andréia Lago e Cacalos Garrastazu, no dia 14 de março a partir das 14h. 

O segundo Sábado Resistente de 2015 discutirá um episódio pouco conhecido da luta contra a ditadura civil-militar de 1964-1985:  o levante que ficou conhecido como a “ Guerrilha de Três Passos”, primeiro movimento armado de resistência ao regime.

Iniciado em fins de março de 1965 e liderado pelo coronel Jefferson Cardim de Alencar Osório, que integrou a Aliança Nacional Libertadora (ANL), em 1935, o movimento foi formado com o apoio do governador cassado do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, à época exilado no Uruguai, nas cidades gaúchas de Três Passos e Tenente Portela.

As ações realizadas pelo Movimento 26 de Março (M-26) foram a tomada da Brigada Militar e do presídio de Três Passos, a invasão do edifício do Banco do Brasil e da Rádio Difusora, em que foi transmitido de um manifesto de Cardim em nome das Forças Armadas de Libertação Nacional (FALN).

A guerrilha foi frustrada e os seus participantes foram presos e torturados nos dias 27 e 28 de março de 1965.

O episódio da Guerrilha de Três Passos ganhou destaque no relatório final da Comissão Nacional da Verdade, entregue à presidente Dilma Rousseff no dia 10 de dezembro de 2014.

Para conhecer mais a respeito, acesse o Volume I do Relatório da CNV, nas páginas 596 a 601, clicando neste link.

Farão parte da mesa de debate o advogado Jair Krischke, presidente do Movimento Nacional de Justiça e Direitos Humanos, e os jornalistas Andréia Lago e Cacalos Garrastazu, da rede de produção de conteúdo Eder Content, que no momento finalizam uma grande reportagem e um documentário a respeito deste movimento armado, cujo teaser será apresentado durante o Sábado Resistente.  

 PROGRAMAÇÃO

14h: Boas vindas
Kátia Felipini Neves (Memorial da Resistência de São Paulo)
Milton Bellintani (Núcleo de Preservação da Memória Política)

14h15: Mesa
Jair Krischke (Presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos – MJDH – Porto Alegre/RS)
Andréia Lago - Jornalista – Jornalista, sócia fundadora da Eder Content
Cacalos Garrastazu - Jornalista e fotógrafo – Repórter fotográfico, sócio fundador da Eder Content  

16h30: Conversa com o público

Os Sábados Resistentes, promovidos pelo Memorial da Resistência de São Paulo, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e pelo Núcleo de Preservação da Memória Política, são um espaço de discussão entre militantes das causas libertárias, de ontem e de hoje, pesquisadores, estudantes e todos os interessados no debate sobre as lutas contra a repressão, em especial à resistência ao regime civil-militar implantado com o golpe de Estado de 1964. Os Sábados Resistentes têm como objetivo maior o aprofundamento dos conceitos de Liberdade, Igualdade e Democracia, fundamentais ao Ser Humano.

Comentários