Associação dos Repórteres Fotográficos seleciona fotos da tragédia de Mariana

                                                                             
                                                                      Gustavo Ferreira / Jornalistas Livres

A Associações dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de Minas Gerais (Arfoc-MG) está convidando moradores de Mariana, fotógrafos amadores, profissionais da grande mídia, fotógrafos independentes, fotodocumentaristas e artistas multimídias que registraram imagens da tragédia do rompimento da barragem da Samarco para enviá-las à entidade. 

As imagens serão selecionadas, editadas e farão parte de um audiovisual que será exibido em Tiradentes nos dias 11 e 12 de março, às 21h30, no Largo das Forras, durante o 6º Festival de Fotografia de Tiradentes.

A proposta é aproveitar o material para pensar sobre as potências política, social e estética que atravessam a atuação do profissional de imagem, uma vez que o festival oferece um espaço para exibição e reflexão dos trabalhos inscritos.

No dia 5 de novembro de 2015, uma barragem da mineradora Samarco contendo rejeitos resultante de mineração rompeu, eliminando do mapa Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo e atingindo outros distritos de Mariana (MG). 

O desastre causou mortes, soterrou nascentes, destruiu o Rio Doce e contaminou o mar. Além do impacto ambiental, a enxurrada de lama arruinou o cotidiano de moradores de cidades em Minas Gerais e no Espírito Santo. “De que maneira as imagens relacionadas à tragédia de Mariana solicitam o nosso olhar? O que elas dão a ver?” – são algumas questões a serem abordadas.

As inscrições podem ser feitas até 28 de fevereiro. Leia mais sobre como participar e inscrever trabalhos no blog da Arfoc-MG: http://arfocmg.com.br/?p=172.

Comentários