Referendo na Bolívia decidirá futuro de Evo Morales

                                                                           
No próximo domingo, 21 de fevereiro, os/as bolivianos/as deverão votar se estão de acordo ou não com a reforma do artigo 168 da Constituição Política do Estado Plurinacional da Bolívia, que versa sobre o período do mandato presidencial e vice-presidencial (cinco anos) e a possibilidade de reeleição (somente uma vez, de forma seguida) no país. Caso o resultado do referendo seja a favor, a reeleição poderá ocorrer duas vezes, de maneira seguida. Dessa forma, o presidente Evo Morales poderá aspirar a um novo mandato, de 2020 a 2025.

Segundo o Órgão Eleitoral Plurinacional(OEP), podem participar do referendo os/as bolivianos/as maiores de 18 anos, que vivem no país e estão inscritos e habilitados no Registro Eleitoral Biométrico. Bem como os residentes bolivianos em 73 cidades de 33 países do exterior, nos quais o Estado boliviano tem um escritório consular.

Prestes a completar 10 anos no poder e às vésperas do referendo, Evo Morales está sendo acusado pelos oposicionistas de tráfico de influências, por causa do seu suposto relacionamento amoroso com a gerente executiva da empresa chinesa CAMC, Gabriela Zapata, com quem teria tido um filho, falecido com um ano de idade. Segundo as denúncias, a executiva estaria vinculada à assinatura de contratos milionários com o governo para a construção de obras, que teriam favorecido a CAMC.

O presidente nega as acusações e pede que sejam investigados os contratos com a transnacional. A executiva também nega as denúncias e anunciou que tomará medidas legais contra as pessoas que a acusaram.

Na papeleta do referendo, constará a seguinte pergunta: "Você está de acordo com a reforma do artigo 168 da Constituição Política do Estado para que a presidenta ou presidente e a vice-presidenta ou vice-presidente do Estado possam ser reeleitas ou reeleitos por duas vezes, de maneira contínua?"

O referendo é uma espécie de consulta popular, na qual o povo se manifesta sobre um assunto de grande relevância, ratificando ou rejeitando uma lei já constituída. De acordo com pesquisas recentes, a maioria dos eleitores seria contrária à reeleição, uma vez que Evo Morales é o presidente com o mandato mais longo da história da Bolívia.

(Com a Adital)

Comentários