Finalmente a entrevista de Anita Prestes no Observatório da Imprensa às 11 da noite

                                                  

Filha de Luis Carlos Prestes e de Olga Benário, 
historiadora comenta biografia do líder comunista

Anita Leocádia Prestes é a convidada especial do jornalista Alberto Dines no programa Observatório da Imprensa desta quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016, às 23h, na TV Brasil. A historiadora conta conta detalhes da pesquisa histórica sobre seu pai, Luis Carlos Prestes, líder do Partido Comunista Brasileiro (PCB), obra que levou 30 anos para ser concluída.

Filha do "Cavaleiro da Esperança" com a militante comunista Olga Benário, Anita nasceu no campo de concentração de Barnimstrasse, na Alemanha. Ela conviveu apenas 14 meses com a mãe e admite, na entrevista com Alberto Dines, que tem muito orgulho de ser filha do casal.

Para escrever a biografia do líder comunista, a pesquisadora estudou profundamente os 70 anos de atuação política de Prestes e do PCB tanto no Brasil como no mundo que na sua opinião são inseparáveis. "Prestes não foi do comunismo à revolução, ele saltou da revolução para o comunismo", defende a historiadora.

Durante o programa, Anita conta que pesquisou o trabalho do pai na liderança da Coluna Prestes e como dirigente do partido para escrever o livro "Luis Carlos Prestes, um comunista brasileiro". O título ainda contempla entrevistas com o próprio Prestes realizada na década de 1980 e com várias outros personagens que conviveram com ele nessa trajetória de lutas.

A estudiosa ainda utilizou documentos de arquivos e da Internacional Comunista, na Rússia. "O resultado pode não ser definitivo, mas é um trabalho objetivo e de compromisso com as evidências", garante a doutora em História pela UFF. Nascida e criada nesse ambiente de conflito e afetada pela trágica morte da mãe, Anita Prestes fala do pais com admiração.

Serviço

Observatório da Imprensa – quinta-feira (25), às 23h, na TV Brasil

Comentários