SEMINÁRIO DE SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL

Nesta sexta-feira, 26 de novembro de 2010, a União da Juventude Comunista estará realizando em Belo Horizonte o Seminário de Solidariedade Internacional. A atividade ocorre nos marcos dos eventos preparatórios para o XVIIº Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes que ocorrerá no mês de dezembro na África do Sul.
O Seminário de Solidariedade Internacional contará com três atividades sendo duas mesas redondas e um painel temático. O objetivo principal do Seminário é proporcionar ao público de estudantes, jovens trabalhadores, militantes sociais, pesquisadores e interessados em geral, um espaço de reflexão, informação e orientação prática para à participação em ações coordenadas no terreno da Solidariedade Internacional promovidas por entidades brasileiras.
Com o lema do XVIIº Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes – África do Sul: “Por um mundo de paz, solidariedade e transformações sociais. Derrotemos o imperialismo!” será composta a mesa número um do Seminário de Solidariedade Internacional.
Na próxima semana uma série de atividades marcará o Dia Internacional de Solidariedade à Palestina no Brasil (29 de novembro). Em Belo Horizonte, Jadallah Safa membro do CAPAI (Comitê Árabe Palestino de Apoio à Intifada) e coordenador do Comitê Democrático Palestino – Brasil estará presente na primeira mesa do seminário apresentando uma análise marxista da atualidade da questão palestina.
A professora Dirlene Marques, coordenadora do Comitê Mineiro do Fórum Social Mundial também é presença confirmada na atividade. O Comitê Mineiro do Fórum Social Mundial completou neste ano 10 anos de atividades e planeja organizar entre os dias 21 e 24 de abril de 2011 o V Fórum Social Mineiro com a temática da “Unidade dos Movimentos Sociais”. Nos últimos anos o Comitê Mineiro vem se des
A jornalista Mirian Gontijo - Presidente da Associação Cultural José Martí – Minas Gerais apresentará as ações concretas da Associação na solidariedade efetiva com Cuba Socialista. A entidade é promotora das tradicionais Brigadas de Solidariedade e das Convenções Nacionais de Solidariedade a Cuba.
Na coordenação da mesa, Valmiria Guida – secretária geral da Casa da América Latina, entidade sediada no Rio de Janeiro, apresentará as atividades desenvolvidas pela CAL em solidariedade ativa aos povos latinos americanos e informações sobre como participar da referida entidade.
“O papel da juventude na luta antiimperialista” é o tema central à ser discutido na segunda mesa do evento. Foram convidadas as seguintes organizações: Juventude Comunista Avançando – JCA ligada a Corrente Comunista Luís Carlos Prestes, Juventude do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – Via Campesina – Brasil, núcleo BH da Marcha Mundial das Mulheres. A coordenação ficou a cargo da União da Juventude Comunista ligada ao Partido Comunista Brasileiro.
O Painel sobre o “XVIIº Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes e os 65 anos da Federação Mundial das Juventudes Democráticas - FMJD” contará com a presença de ex-membros da União da Juventude Comunista que participaram nos anos oitenta da FMJD e dos Festivais realizados em Moscou e na Coréia. No painel serão repassadas informações sobre a mobilização e preparação para o XVIIº Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes – África do Sul – Dezembro de 2010.
PARTICIPE!

“Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros.”

Ernesto Che Guevara


PROGRAMAÇÃO:
09 horas – APRESENTAÇÃO.09 horas e 30 minutos –MESA 1 – Por um Mundo de Paz, Solidariedade e Transformações Sociais, derrotemos o imperialismo!Professora Dr. Dirlene Marques - Comitê Mineiro do Fórum Social Mundial.Jornalista Mirian Gontijo(foto) - Associação Cultural José Martí de Minas Gerais.Jadallah Safa - Comitê Democrático Palestino - Brasil.Coordenação - Valmiria Guida - Casa da América Latina.13 horas e 30 minutos –
MESA 2 – O papel da juventude na luta antiimperialistaNeto - MST - Juventude da Via Campesina - BrasilKelen Rosso - Juventude Comunista AvançandoZi Reis - Marcha Mundial das MulheresCoordenação – Luis Fernando - União da Juventude Comunista16 horas e 30 minutos –PAINEL: XVIIº Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes - África do Sul e 65 anos da Federação Mundial das Juventudes Democráticas.Expositores:Hugo e José Ângelo.Coordenação - Túlio Lopes

REALIZAÇÃO:

União da Juventude Comunista – Brasil.

APOIO:

Associação Cultural José Martí - MG Comitê Mineiro do Fórum Social Mundial Casa da América Latina Diretório Acadêmico do ICEX - UFMG Diretório Acadêmico da FAE - UEMG Fundação Dinarco Reis
Instituto Caio Prado Junior

Comentários