CEPAL discute igualdade de gênero na América Latina

<>Imagen activa
28 de noviembre de 2011, 08:23

Santiago do Chile-Autoridades, especialistas e funcionários das Nações Unidas participam hoje aqui da quadragésima sexta reunião da Conferência Regional sobre a Mulher, convocada pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL).

O encontro acontecerá na sede do CEPAL nesta capital e sessionará durante dois dias com a participação de representantes de 19 países da região.

Nesta ocasião a Conferência versará em particular a respeito da "autonomia econômica das mulheres e das políticas de conciliação do tempo", confirmou um comunicado público da referida instância da ONU.

Dá-se sequência desse modo ao denominado Consenso de Brasília, adotado em julho de 2010 e que considera o compromisso de conquistar para as mulheres uma maior autonomia econômica e igualdade na esfera trabalhista.

A reunião será inaugurada por Alicia Bárcena, secretária executiva da CEPAL.

Paralelamente se desenvolverá na sede da comissão especializada das Nações Unidas um seminário internacional em torno do uso e distribuição do tempo dos homens e das mulheres, atendendo ao trabalho remunerado, aos trabalhos domésticos e outras atividades quotidianas.

Inserido nesse fórum, o Observatório de igualdade de gênero da região apresentará seu relatório anual 2011, centrado nos avanços da autonomia das mulheres e na institucionalidade de gênero na Ibero-América.

A Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e Caribe é um órgão subsidiário da CEPAL, do qual participam autoridades de alto nível encarregadas dos temas relativos à situação das mulheres e das políticas dirigidas a velar pela igualdade de gênero nos países da área (Com  a Prensa Latina)

Comentários