<>
>
28 de noviembre de 2011, 08:23
Santiago do Chile-Autoridades, especialistas e funcionários das Nações Unidas participam hoje aqui da quadragésima sexta reunião da Conferência Regional sobre a Mulher, convocada pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL).
O encontro acontecerá na sede do CEPAL nesta capital e sessionará durante dois dias com a participação de representantes de 19 países da região.
Nesta ocasião a Conferência versará em particular a respeito da "autonomia econômica das mulheres e das políticas de conciliação do tempo", confirmou um comunicado público da referida instância da ONU.
Dá-se sequência desse modo ao denominado Consenso de Brasília, adotado em julho de 2010 e que considera o compromisso de conquistar para as mulheres uma maior autonomia econômica e igualdade na esfera trabalhista.
A reunião será inaugurada por Alicia Bárcena, secretária executiva da CEPAL.
Paralelamente se desenvolverá na sede da comissão especializada das Nações Unidas um seminário internacional em torno do uso e distribuição do tempo dos homens e das mulheres, atendendo ao trabalho remunerado, aos trabalhos domésticos e outras atividades quotidianas.
Inserido nesse fórum, o Observatório de igualdade de gênero da região apresentará seu relatório anual 2011, centrado nos avanços da autonomia das mulheres e na institucionalidade de gênero na Ibero-América.
A Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e Caribe é um órgão subsidiário da CEPAL, do qual participam autoridades de alto nível encarregadas dos temas relativos à situação das mulheres e das políticas dirigidas a velar pela igualdade de gênero nos países da área (Com a Prensa Latina)
|
Comentários