CIENTISTAS QUEREM TRANSFORMAR VIDEOGAME EM TERAPIA PARA ALZHEIMER

                                                           
Os jogos de computador e videogame são excelente opções para estimular o cérebro, tanto para quem tem Alzheimer quanto para pessoas que querem prevenir a doença. O mesmo vale para jogos de tabuleiro ou cartas: eles requerem atenção, estratégia e raciocínio, o que deixa a mente mais ativa e é um importante fator de prevenção.

O que os pesquisadores querem agora, é uma comprovação exata dos reais benefícios dos jogos eletrônicos para usá-los como tratamento para os sintomas do Alzheimer. O estudo da PUC-Rio visa avaliar os jogos de computador e videogame como treinamento cognitivo. Já participam 20 idosos.

reduzir avanço do alzheimer

Segundo o neurocientista da UFRJ Rogério Panizzutti, que coordena a pesquisa, atualmente esses jogos são considerados promotores de saúde, e não um tratamento propriamente dito. Se a eficácia prática for comprovada, será possível inclusive “dosar” os jogos e estimar qual a melhor sequência de atividades para o cérebro.

Mais pesquisas sugerem os benefícios do treinamento com computador

Há pouco tempo, outra pesquisa demonstrou os benefícios dos jogos eletrônicos para pacientes com Alzheimer. A pesquisa ACTIVE (Advanced Cognitive Training for Independent and Vital Elderly), desenvolvida nos Estados Unidos, começou em 1998 e reuniu 2.832 pessoas, na faixa etária entre 65 e 94 anos.

Os resultados foram surpreendentes. As pessoas que mais treinaram com os jogos diminuíram suas chances de doenças cognitivas. Para se ter uma ideia, nos 10 anos, aqueles que completaram 11 ou mais sessões de treinamento reduziram o risco do desenvolvimento de demência em 48%!

Com certeza, o os jogos são uma boa saída para prevenir e evitar o avanço do Alzheimer. Se você quiser conhecer mais estratégias para frear a doença, acesse a plataforma de ensino do Alzheimer360. Lá tem centenas de dicas de médicos e especialistas quando o assunto é Alzheimer!

(Com Alzheimer 360)

Comentários