Dia do Originário Americano




"A mais de 500 anos do genocídio colonialista e a 200 anos da Revolução de Maio, nos mobilizamos em todo o país e marchamos a Plaza de Mayo, para reconstruir a unidade que nos leve a refundar uma nova Argentina".


Com este propósito, indígenas argentinas ocuparam a Praça de Maio, no centro Buenos Aires, no dia 19 de abril, Dia do Índio.


Dentre as principais reivindicações feitas pelas comunidades indígenas e contida no manifesto assinado pelas organizações que convocaram o encontro, estão: restituição imediata das terras ocupadas pelos estrangeiros, suspensão imediata dos desalojamento de terras, medição de terras aptas e suficientre para a entrega imediatga como reparação histórica às comunidades aborígenes de todo o país.


E também alimentação para os povos originários da cidade e do campo, em especial aos dos impenetrpaveis zones do chaco, reativação imediata das fábricas paralisadas, manutenção de cantinas escolares urbanos e rurais e sua urgente ampliação, entrega de terrenos gratuitos para a construção de residências;


Também reivindicavam na concentração: provisão de medicamentos aos hospitais e centros de saúde, educação bilingue intercultural, recuperação de todos os cemitérios indígenas usurpados em vários estados pôr sim à discriminação de cinco séculos etc.


Ao lado dessas reivindicações gerais, fizeram algumas específicas de comunidades signatárias do documento como as de Neuquen, La Pampa, Jujuy, Rio Negro etc.


Também foram colocadas reivindicações da Corriente Classista e Combativa, a CCC, que compareceu com grande número de cartazes e faixas; do Movimento de Mujeres en Lucha, de Trabajadores rurales etc.

(Imagens: Fátima de Oliveira)

Comentários