Carta de apoio à greve dos professores do Estado de Minas Gerais

Em nome dos psicólogos e das psicólogas que se indignam com a situação de trabalho precário em nosso país, a Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO expressa seu apoio e solidariedade aos trabalhadores da rede pública de educação do Estado de Minas Gerais, que estão em greve há mais de três meses, exigindo melhores condições de trabalho e o cumprimento do piso salarial estipulado pelo Governo Federal e do plano de cargos e salários da categoria.
O Governo Estadual insiste em uma política de subsídio, tratando a educação como mercadoria, sucateando as escolas e desrespeitando a população ao desvalorizar a educação e seus trabalhadores.
Pesquisas científicas do campo da Saúde Mental e Trabalho tem revelado o nexo causal entre saúde mental e condições de trabalho. Condições dignas de trabalho e reconhecimento profissional fortalecem a identidade do trabalhador, promovendo qualidade de vida, saúde e criatividade. O contrário disso significa adoecimento mental e aviltamento.
Acreditamos que a função que o professor exerce é fundamental para a construção de uma sociedade justa, igualitária, solidária e não violenta. Portanto, a desvalorização dessa categoria profissional significa, em última instância, a desvalorização de nosso povo e de nossa sociedade.
Assim, ao lado de outros movimentos e categorias profissionais que apóiam o movimento dos professores de Minas, exigimos uma postura condigna com a educação pública por parte do governo de Minas Gerais.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA SOCIAL – ABRAPSO

Comentários