Curso de Negócios na China



Abertas as inscrições para o Curso Cultura de Negócios na China - Dias 20, 21 e 24 de outubro de 2011

Instituto Confúcio na Unesp - 22/8/2011

O Instituto Confúcio na Unesp abre inscrições para o Curso "Cultura de Negócios na China", que tem por objetivo apresentar as peculiaridades e oportunidades do mercado chinês e discutir, informar e trocar experiências sobre a China como mercado estratégico de negócio para o mundo.

Inscreva-se já clicando aqui! ou ligue para (11) 3107.2943

A cultura chinesa tem mais de cinco mil anos, ao longo dos quais se desenvolveram usos e costumes, práticas e rituais, crenças e valores, a maior parte deles bem diferentes daquilo a que estamos habituados. A cultura impacta a economia de um país e a maneira como as empresas são geridas e os negócios são encarados. É gerada uma cultura de negócios com traços próprios e característicos, que permanecem mesmo que a inserção do país no mercado globalizado provoque alterações e rupturas neste processo, como acontece com a China.

Obter sucesso nos negócios e no relacionamento com os chineses passa, necessariamente, por compreender e considerar a dinâmica da cultura local em sua confluência com os novos tempos e exigências. Acreditar que preocupações com cultura é perda de tempo é a receita certa para o desastre. O sucesso na China é muito mais uma função da sensibilidade cultural: paciência, flexibilidade, tolerância com outras crenças e costumes do que da simples viabilidade econômica do negócio.

Por isso, o Instituto Confúcio na Unesp, juntamente com a BG Corporativa Cultural, desenvolveram a segunda edição do curso "Cultura de Negócios na China" que obteve muito sucesso em 2010.

O curso é voltado para empresários interessados na gestão de negócios e no comércio com a China e na gestão de empresas; os que querem iniciar ou aprimorar sua atual estratégia; estudantes de graduação e pós-graduação nas áreas de relações internacionais, comércio exterior, administração e economia; professores, consultores e demais profissionais envolvidos no intercâmbio comercial entre os dois países; e todos aqueles que desejam conhecer e se posicionar sobre a relação entre países em desenvolvimento e seu novo lugar no mundo diante da atual crise internacional.

O curso será realizado em três dias, com um total de 9 horas de duração, das 19h00 às 22h00 e será ministrado por especialistas em China. Veja abaixo o programa do curso:

Dia 1 (20/10/2011)

19h00 - 19h30 - Abertura Oficial com Prof. Luís Antonio Paulino

Módulo I - Relações Econômicas Brasil-China - Potencialidades e Desafios / Relações Bilaterais

19h30 - 22h00 (com intervalo para coffee break entre 20h40 e 21h00)

Mesa Redonda com os participantes:

- Prof. Luís Antônio Paulino

- Prof. Marcos Cordeiro Pires

- Fernando Ou

- Li Hai Tong

Dia 2 (21/10/2011)

Módulo II - A Cultura de Negócios

19h00 - 22h00 (com intervalo para coffee break entre 20h40 e 21h00)

Palestra com os participantes:

- Suzana Bandeira

- Rafael Guanaes

Temas a serem debatidos:

A internacionalização das empresas brasileiras e empresas chinesas;

Inovação e cópia na China;

Modelo brasileiro x Modelo chinês de gestão;

Gestão e competência intercultural

O 'guanxi' e a rede de relacionamentos na China;

A abordagem e os relacionamentos de negócio;

Diferenças e semelhanças entre China e Brasil

Dia 3 (24/10/2011)

Módulo III - Aspectos culturais, língua e exposição de cases

19h00 - 20h00


Palestra com os participantes:

- Profa. Su Yimei

- Profa. Wang Zhaowei

Tema da palestra: Aspectos gerais da China, sua cultura e língua

Temas a serem debatidos:

A China hoje;

Geografia, população, etnias e divisão administrativa;

Confucionismo e taoísmo;

Aspectos gerais da língua;

Importância do chá na mesa de negociação

20h00 - 20h45

Palestra com os participantes:

- Suzana Bandeira (BG)

- Rafael Guanaes (BG)

Temas a serem debatidos:

· Made in China;

· O Brasil na China - imagem institucional e produtos;

20h45 - 21h00 - Intervalo para coffee break

21h00 - 22h00

Exposição de cases práticos (Com o Instituto Confúcio na Unesp)

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