10ª MOSTRA: CINEMA E DIREITOS HUMANOS


                                                                             
O Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, vai receber, no próximo dia 13 de novembro, a primeira sessão da 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo. Na semana seguinte, dia 16, a mostra terá início em outras seis capitais: Macapá (AP), Campo Grande (MS), Belém (PA), Porto Velho (RO), e Aracajú (SE), promovendo sessões de filmes durante cerca de cinco dias seguidos em cada cidade.   A mostra segue até o dia 20 de dezembro, passando por todas as 26 capitais do país e pelo Distrito Federal. 


Serão exibidas 40 obras, entre curtas, médias e longas-metragens, divididos em três mostras: Homenagem, Panorama e Temática. Todas as sessões serão gratuitas.

Em Belo Horizonte, o filme exibido na sessão de convidados as 19h00, no dia 13/11 será “Branco Sai, Preto Fica” de Adirley Queirós .

O filme fala de um baile de black music ocorrido na periferia de Brasília nos anos 80, onde após uma ação truculenta da policia dois homens são feridos e ficarão marcados pelo resto de suas vidas. Enquanto isso um terceiro homem vem do futuro com a missão de investigar o ocorrido e provar que a culpa é da sociedade repressiva e discriminatória.

A Mostra Homenagem faz uma retrospectiva representativa das 9ª edições anteriores e exibe filmes premiados em cada edição, a Mostra Temática terá como foco Criança e Adolescente, e a Mostra Panorama reunirá 24 filmes produzidos a partir de 2011 no Brasil, França, Estados Unidos e Singapura, selecionados por meio de chamada pública.

A 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo é uma edição comemorativa, que celebra esta iniciativa de fortalecimento e disseminação da cultura e da educação em Direitos Humanos. Ela foi lançada para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembléia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948.

Realizada pelo Governo Federal, através do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e da Secretaria Especial de Direitos Humanos, com produção do ICEM - Instituto Cultura Em Movimento, a Mostra dedica-se a apresentar filmes que discutem temas atuais de Direitos Humanos, como: direitos das pessoas com deficiência; população LGBT/enfrentamento da homofobia; memória e verdade; crianças, adolescentes e juventude; pessoas idosas; população negra; população em situação de rua; mulheres; Direitos Humanos e segurança pública; proteção aos defensores de Direitos Humanos; direito à participação política; combate à tortura; situação prisional; democracia e Direitos Humanos; saúde mental; cultura e educação em Direitos Humanos.   

Acompanhe a página no facebook
e participe do evento


Comentários