Audiência no Ministério do Trabalho e Emprego discute crise nos Diários Associados


                                                                              
Os Sindicatos dos Jornalistas, o Sindicato dos Radialistas, o Sindicato dos Empregados na Administração de Jornais e Revistas e o Sindicato dos Gráficos reuniram-se hoje para discutir a crise pela qual passam os veículos de comunicação dos Diários Associados em Minas Gerais – jornal Estado de Minas, jornal Aqui e TV Alterosa – e que envolve direitos dos trabalhadores da empresa. Os quatro sindicatos reafirmaram sua decisão de atuarem em conjunto para enfrentar a situação e defenderem os interesses das quatro categorias.

Os sindicatos informam que não participaram de qualquer reunião com representantes dos Diários Associados nem negociaram qualquer acordo em prejuízo dos trabalhadores. Sobre as comissões formadas pela empresa para negociar acordos em nome dos trabalhadores os quatro sindicatos esclarecem que:

– foram formadas à revelia dos sindicatos e são ilegais;

– os sindicatos foram excluídos deliberadamente pela empresa de participação nas referidas comissões;

– nenhuma informação sobre as negociações foi comunicada oficialmente, tudo que os sindicatos conhecem é informação extraoficial;

– a conduta da empresa é antissindical, pois, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), só os sindicatos têm autonomia para representar os trabalhadores.

Informamos ainda que foi requerida pelos Diários Associados uma audiência no Ministério do Trabalho para o próximo dia 2/12/15, quarta-feira, e que todos os sindicatos estarão presentes. Todas as informações sobre esta reunião serão repassadas aos trabalhadores e todas as decisões serão tomadas pelas quatro categorias e pelos quatro sindicatos em conjunto.

A partir de hoje todas as discussões com a empresa serão feitas em conjunto por uma comissão formada por representantes dos quatro sindicatos.

Os sindicatos reafirmam que não aceitam perda de direitos dos trabalhadores. Os trabalhadores não vão pagar pela má administração da empresa.

Sindicato dos Empregados na Administração de Jornais e Revistas de Minas

Sindicato dos Gráficos de Minas Gerais

Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais

Sindicato dos Radialistas de Minas Gerais



Comentários