Filhas do Vento na TV Brasil

Maria Ceiça, Ruth de Souza e Taís Araújo

O filme Filhas do Vento se baseia numa lírica história de redenção amorosa entre irmãs, mães e filhas, em uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, onde os fantasmas da escravidão e do racismo acentuam os dramas de forma sutil e poderosa.
Cida e a irmã Jú estão separadas por quase 45 anos. O tempo não conseguiu dissipar o rancor provocado pelo incidente amoroso e familiar que marcou a juventude e a vida das duas. Com a morte do pai, Zé das Bicicletas, que havia expulsado Cida de casa, as duas voltam a se encontrar.
Primeiro longa de ficção de Joel Zito Araújo, o drama possui um cunho político e social, no qual o diretor substitui os tradicionais papéis estereotipados por uma rica construção de personagens.
Premiadíssimo no Brasil, o filme recebeu no 32º Festival de Gramado os troféus de melhor diretor, melhor ator (Milton Gonçalves), melhor atriz (Léa Garcia e Ruth de Souza). E ainda foi vencedor da 8ª Mostra de Cinema de Tiradentes; do 2º Festival de Cinema de Paraty; e do Festival de Cinema de Macapá. No exterior, Filhas do Vento foi selecionado para diversas mostras e festivais, entre eles, a Premiére Mundial de Nova York, a convite do MOMA.
Gênero: Ficção. Ano de Produção: 2004. Direção: Joel Zito Araújo. Roteiro: Joel Zito Araújo e Di Moretti. Elenco: Milton Gonçalves, Rocco Pitanga, Kadú Carneiro, Zozimo Bulbul,Jonas Bloch, Ruth de Souza, Léa Garcia,Taís Araujo, Maria Ceiça, Danielle Ornelas,Thalma de Freitas e Mônica Freitas.
Horário: Sexta, às 22h20.

Comentários