Panorama mundial



Hora de medir forças?

José Carlos Alexandre
O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad desafiou seu colega norte-americano, Barack Hussein Obama, a um debate sobre temas mundiais na TV.O enfoque certamente variaria de Israel a armamentos nucleares, passando pela reforma do Conselho de Segurança da ONU e as relações entre Oriente e Ocidente.Ainda que se fique restrito ao programa nuclear iraniano, inevitavelmente o tema Israel predominaria, já que é quase certo que Tio Sam permita que Israel tenha poderosos armamentos nucleares e não adite que outros países, como o Irã possua o mesmo privilégio.
O que é certo é que os dois chefes de Estado andamàs turras por causa justamente da aspiração iraniana de entrar para o clube nuclear, com ou sem apoio dos governos do Brasil e da Turquia.
Na Casa Branca já se fala abeertamente numa outra frente de gerra, a constra o Irã. Os mais otimistas dizem até que só falta a ordem de Obama para o araque. Durão igual ao seu antecessor, George Bush, Obama reluta em atacar porque seria arcar com três frentes de batalha: contra o Iraque, contra o Afaganistão e contra uma aventura sem medir consequencias que seria uma guerra contra o Irã.
No caso da última, seria inevitável o envolvimento de Israel e dos países árabes, embora muitos deles passem por aliados de Washington.Em suma: enquanto não se resolver o impasse Afeganitão-Iraque, o Irã poderá viver de apenas ouvir bravatas...

Comentários