Zé Baliza & Filhos


Projeto QUINTAS DA VIOLA

02 de setembro – Quinta-feira – ZÉ BALIZA & FILHOS

Jequitibar - Av. Assis Chateaubriand, 577 - Floresta
Sempre a partir das 20 horas - Ingresso: R$10,00
Informações: 3271.6522 - 8893.7806 - 8474.2050
Reservas de mesa – 3271.6522
Zé Baliza nasceu no povoado de Formiguinha, zona rural do município de Cláudio, Centro-Oeste mineiro. Desde sua adolescência, compunha e cantava música sertaneja raiz. Depois veio para Belo Horizonte para trabalhar e estudar, ficando a música, assim, um pouco esquecida.
Em 1983, voltou a compor, e em 1985 formou a dupla Zé Baliza e Bajaré, que foi consagrada no II Festival Troféu Viola de Ouro, promovido pelo SESC/MG, Secretaria de Estado da Cultura e Rádio América, obtendo o primeiro lugar com a música "Cai a goteira". No ano seguinte, no III Troféu Viola de Ouro, ficou em segundo lugar. Teve, então, gravada a música "Canção dos Boiadeiros", num compacto duplo produzido pelo SESC/MG, com as 4 músicas vencedoras daquele festival. Além desses, a dupla ganhou vários festivais do gênero.
Em 1986, gravou seu primeiro disco, um compacto, com as músicas autorais "A oferta do barão" e "Mulher vaidosa"; e em 1988 um belíssimo LP, produzido por Téo Azevedo. Além de se apresentar em várias cidades de Minas Gerais, a dupla fez shows em todos os teatros e casas de show de Belo Horizonte, daquela época, dentre eles o realizado no Teatro Clara Nunes, sob a direção musical e roteiro de Luiz Trópia e João Evangelista Rodrigues.
Em 1990, Zé Baliza e Bajaré atingiram seu ápice, participando de um especial para TV espanhola, sob a direção de Roberto Talma e roteiro de Geraldo Carneiro, especial este que teve participação de grandes nomes da música brasileira, como Tom Jobim, Nana Caymmi, Paulinho da Viola, Conjunto Época de Ouro, Gonzaguinha, Gilvan de Oliveira e outros. Especial que depois foi para Portugal e mais tarde transformou-se em vídeo-disco nos Estados Unidos.
Com o afastamento do Bajaré, Zé Baliza gravou um CD solo, autoral. E montou o grupo Zé Baliza & Filhos, sempre fiel as raízes, integrando, agora, a programação do projeto "Quintas da Viola" no Jequitibar.

Comentários